Autarquia promove seminário “Setúbal, Cidade Educadora; transformar o território com as pessoas”

“Cidadania e Liberdade” é o tema em análise na segunda sessão do ciclo de seminários “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, organizado pela câmara municipal, que se realiza a 6 de abril no formato digital.

Este ciclo de seminários surge na sequência de o habitual painel “Caminhos que se trilham: experiências locais de sucesso”, no âmbito do programa da Conferência Anual de Educação de Setúbal que teve lugar em setembro passado e que não decorreu no formato habitual, devido às restrições para fazer face à pandemia Covid-19.

Com o objetivo de “dar continuidade à promoção de um espaço de encontro, reflexão e capacitação da comunidade educativa”, a autarquia decidiu organizar um ciclo de seminários, “Setúbal, Cidade Educadora: transformar o território com as pessoas”, com transmissão online pelo canal de Youtube do município.

Após um primeiro seminário realizado a 2 de dezembro, o segundo encontro está marcado para dia 6 de abril, a partir das 18h00, com o tema “Cidadania e Liberdade”.

O vereador da Educação da câmara municipal, Ricardo Oliveira, vai conduzir a sessão de abertura a que se segue, a partir das 18h15, a mesa redonda “Transformar o território com as pessoas – Cidadania e Liberdade”, moderada também pelo vereador.

Nesta mesa redonda, Cristina Roldão e Ana Alcântara, professoras da Escola Superior de Educação de Setúbal, partilham uma apresentação sobre a “Presença Nega em Setúbal: Um Roteiro Antirracista, e Manuel Correia, do Instituto das Comunidades Educativas, vai abordar o tema “Crianças e Jovens: Conhecer e Participar para a Democracia”.

A chefe de Divisão da Juventude do município, Cátia Oliveira, vai partilhar a experiência da autarquia na promoção do projeto “Ciclo de Debates”, destinado à reflexão sobre várias temáticas que preocupam os mais jovens.