No âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do município de Setúbal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião instalou parqueamentos de bicicletas na Escola Básica 2, 3 Aranguez e na Escola Secundária D. João II.
Em cooperação com a câmara municipal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião que cedeu o equipamento, procedeu à instalação de uma infraestrutura de parqueamento na EB 2, 3 Aranguez.
Com capacidade para fixar cerca de uma dezena de bicicletas, a montagem do equipamento exigiu a execução de trabalhos adicionais para resolver anomalias detetadas no local projetado para a instalação, nomeadamente a remoção de 50 metros quadrades de pavê, sublevação do nível do solo e recolocação de pavimento numa cota mais elevada, foram as tarefas realizadas pelos serviços operacionais da Junta de Freguesia, com o objetivo de prevenir a retenção de águas pluviais no local.
Paralelamente a esta intervenção, a autarquia instalou dez suportes de parqueamento, aptos para parquear vinte bicicletas, na Escola Secundária D. João II.
As novas infraestruturas, devidamente homologadas pelas entidades competentes e montadas de acordo com as normas em vigor, “pretendem contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando a utilização da bicicleta como meio de transporte preferencial”, refere a freguesia de S. Sebastião em comunicado.
As intervenções em ambos os estabelecimentos de ensino surgem na sequência de candidaturas apresentadas pelas próprias escolas ao município, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho de Setúbal, que, entre outros objetivos, visa o desenvolvimento da rede ciclável e o reforço de infraestruturas de apoio através, por exemplo, da consolidação da rede de parqueamento de bicicletas em escolas de 2º e 3º ciclos, consideradas como núcleos geradores de deslocações.