Variante de Aljustrel inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência

O município recebeu a informação de que a Variante de Aljustrel foi inscrita no chamado Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo, que deverá ser executado entre 2021 e 2026.

O Governo considerou, assim, que a Variante de Aljustrel faz parte do conjunto de reformas e de investimentos que vai permitir ao país retomar o crescimento económico sustentado.

Esta infraestrutura, “determinante para o desenvolvimento do concelho”, há vários anos reivindicada por esta autarquia e pela população, inclui-se no âmbito das acessibilidades rodoviárias acopladas a áreas empresariais, considerando-se que esta variante será determinante para melhorar o acesso à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial, avança a autarquia em comunicado.

O município de Aljustrel reuniu-se  com uma equipa de projetistas para a apreciação do projeto nas diversas especialidades, assim como com a empresa RPlanning para a execução de estudo prévio do traçado da variante, nomeadamente para dispensa da Avaliação de Impacto Ambiental, junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Esta obra, que já tinha a garantia do Governo e se encontrava inscrita no Programa Nacional de Investimentos (PNI), “está agora mais perto de concretizar-se, por ter sido considerada necessária e prioritária, como sempre defendeu e reivindicou esta autarquia junto das entidades competentes”, lê-se no mesmo comunicado.

A Variante Norte à vila de Aljustrel, vai permitir um melhor ordenamento do perímetro urbano da localidade, mas também vai ser crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que aqui já se instalaram ou que pretendem fixar-se neste território, desenvolvendo a partir daqui os seus negócios.

Esta construção vai, também, minimizar “os impactes negativos decorrentes da circulação de tráfego, permitindo desviar para fora da localidade o trânsito provocado por veículos pesados, designadamente os que transportam matérias perigosas, como minérios, explosivos, entre outros”, refere a edilidade.

A variante permitirá ainda uma circulação e uma ligação a outras localidades do concelho, bem como a vários corredores regionais e nacionais, e em melhores condições de segurança.