Município de Setúbal homenageia o ator Álvaro Félix

A autarquia atribuiu ontem, a título póstumo, o nome do ator setubalense Álvaro Félix a uma rua da cidade.  O novo topónimo localiza-se numa via criada recentemente, entre as avenidas dos Ciprestes e Paulo Costa, num dos limites do Parque Urbano da Várzea, uma futura área de lazer da cidade.

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica que aconteceu na tarde desta quinta-feira, a presidente do município, Maria das Dores Meira, destacou Álvaro Félix como “um grande trabalhador e um homem feliz, de opiniões e de ideias que sempre defendeu”.  A autarca realçou, ainda, a justiça da homenagem que perpetua a memória de “um homem que tanto amou a cidade”, encarnando-a em diversos papéis que protagonizou ao longo da carreira de ator.

“Agora podemos ter a felicidade de dizer que quem procura entrar na nossa cidade pode virar na Rua Álvaro Félix para chegar ao seu destino”, sublinha a presidente de Setúbal que acrescenta “e quando nos perguntarem que foi o Álvaro responderemos, com um sorriso, que foi um homem feliz e foi, acima de tudo, Setúbal em pessoa”.

O ator Álvaro Félix, que nasceu em 1950 e faleceu a 1 de maio de 2013, aos 63 anos, estreou-se nas artes do palco antes do 25 de abril de 1974, no extinto grupo de teatro amador “Sobe e Desce”, do Stella Maris. Ficou conhecido, ainda, pela participação na ficção nacional da televisão generalista, nomeadamente na série como o “Inspetor Max” e o “Médico de Família”. Álvaro Félix que criou o Contracena, grupo dedicado ao teatro infantil, encarnou também a figura de Bocage em diversas ocasiões e percorreu praticamente todos os grupos teatrais setubalenses, como A Teia, Presença, Grupo de Teatro Fontenova, Capricho Setubalense e Teatro Animação de Setúbal, neste caso ao longo de quase duas décadas.

Vereadores e deputados municipais, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, André Martins, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, assim como familiares do homenageado marcaram presença na cerimónia de descerramento da placa toponímica.