Equipamentos culturais de Setúbal retomam atividade regular

Os equipamentos culturais retomaram a atividade regular, com exposições já a decorrer nalguns equipamentos e com a maior sala de espetáculos do concelho, o Fórum Municipal Luísa Todi, a reiniciar a programação no dia 19 deste mês.

O Fórum Municipal Luísa Todi retoma, a partir do dia 19 de abril, as exibições regulares às segundas-feiras, sempre a partir das 19 horas, as sessões de cinema da Lauro António Masterclass.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a sala recebe, às 20h00 do dia 21, o concerto “Luta Livre”, projeto musical e multimédia de Luís Varatojo e, no dia seguinte, às 19h00, o mesmo espaço recebe “Grito de Liberdade”, projeto municipal que desafiou para a reinterpretação de temas ligados à Revolução dos Cravos, artistas de diferentes quadrantes estéticos, como Noitibó, Enock, Da Bad Juju’s Band, O James, Honeydew, Maria Roque & Inês Bártolo, Maria D’Vari, Cadita e Ohmonizciente & Zé Zambujo.

Para dia 23, o espetáculo agendado “Abril é de Todos”, também no Fórum Luísa Todi, junta mais de 30 vozes de Setúbal provenientes de diferentes estilos musicais, em torno de um projeto colaborativo em que interpretam os temas de abril que marcaram os artistas envolvidos.

A Sessão Solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal, que inclui uma evocação de Art dos Santos, está agenda para domingo, Dia da Liberdade, às 10h00.

Ainda no âmbito da retoma da programação regular do Fórum Luís Todi, e para assinalar o Dia Mundial da Dança, estão agendados para os dias 29 e 30 deste mês, às 20h30, espetáculos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

A Casa da Cultura já tem as portas abertas ao público desde esta terça-feira, e inaugurou a exposição de Sérgio Braz d’Almeida, integrado no projeto Mural19 da Área Metropolitana de Lisboa (AML).

Além da reabertura da explana do Café das Artes, no Pátio do Dimas, a Casa da Cultura retoma, a partir do dia 19, as aulas de música, em prática a partir de parcerias estabelecidas entre a autarquia e coletividades locais e dá, ainda, destaque a atividades relacionadas com as comemorações do 25 de abril, nomeadamente com sessões de cinema, tertúlias e conferências.

O Cinema Charlot – Auditório Municipal recupera a programação regular também a 19 de abril, com sessões de cinema organizadas pela Associação Cultural Festroia. As exibições decorrem de segunda a quarta-feira, às 20h00, às quintas e sextas-feiras, às 18h00 e às 20h00 e, aos fins de semana, às 11h00.

Por sua vez, A Gráfica – Centro de Criação Artística estreia “Paz Perpétua”.

A produção do Teatro Estúdio Fontenova sobe ao palco nos dias 21, 22 e 23 às 20h00, e a 24 e 25, às 11h00.

Ainda naquele polo de criação setubalense de criação artística, o Atelier 2: Pontos prepara a exposição “Rasgo”, a apresentar em julho, o mesmo mês em que Francisco Camacho estreia o projeto “Viagem Sentimental” no âmbito da Mostra de Artes Performativas de Setúbal (MAPS).

Toda a programação calendarizada para os espaços culturais de Setúbal, além das regras de contenção da pandemia atualmente em prática, “está adaptada para respeitar os horários atualmente estabelecidos pelas entidades reguladoras, com o fim das atividades a ocorrerem às 23h00 durante a semana e aos sábados e domingos às 13h00”, sublinha a autarquia em comunicado.