A deputada bloquista é vereadora na cidade da Margem Sul do Tejo desde 2017.
A deputada Joana Mortágua é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, onde é vereadora desde 2017, adiantou hoje à Lusa fonte do partido.
“A deputada e vereadora Joana Mortágua foi ontem [sábado] aprovada pelos aderentes do Bloco de Esquerda de Almada como candidata à presidência da Câmara Municipal de Almada, nas próximas eleições autárquicas, obtendo na votação 90,2% dos votos expressos a favor”, referiu.
Joana Mortágua, de 34 anos, foi candidata a esta autarquia do distrito de Setúbal nas últimas autárquicas de 2017, onde foi eleita vereadora.
“O seu mandato ficou marcado pela oposição ao executivo liderado por Inês de Medeiros (PS) em matérias como a política de habitação – pela defesa de intervenção pública num dos municípios com maiores carências habitacionais e onde a pressão imobiliária tem levado a aumento consistente do preço da habitação – assim como pela luta contra a precariedade e pela defesa de mais e melhores transportes públicos”, sublinhou o BE.
A bloquista, licenciada em Relações Internacionais, disse, num curto vídeo, que a sua candidatura vai ser fundada nos valores de abril, que não esquece que a “democracia precisa de pão, habitação, saúde e educação”.
O atual executivo municipal, liderado por Inês de Medeiros (PS), é composto por quatro eleitos pelo PS, dois pelo PSD, quatro pela CDU e um pelo BE.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo para o período entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).