Monsaraz Windsurf Festival inicia competições oficiais no Alqueva

O Monsaraz Windsurf Festival abre a temporada oficial das classes de topo do windsurf, com provas que decorrem entre 23 e 25 de abril no Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz.

Esta vai ser a primeira etapa do Campeonato Nacional de Formula Foil e das competições das classes convidadas Formula Windsurfing Fin e IQFoil.

O Monsaraz Windsurf Festival recebe também uma etapa do Campeonato Ibérico de Raceboard e o Windsurf Course Racing Open. A competir nas diversas classes vão estar mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha, entre os quais Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, vencedor em 2019 do primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e com 21 títulos de campeão nacional de Formula Windsurfing.

A primeira largada está prevista para dia 23 de abril, às 13h, “se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas”, refere a organização em comunicado. Nos restantes dias de competição a primeira regata está prevista para as 11h30, “podendo realizar-se mais tarde devido ao vento”.

O final do campeonato e a entrega de prémios decorrem a 25 de abril, pelas 18h30, e a organização vai premiar os três primeiros classificados da classificação geral da Formula Windsurfing Fin, da Formula Foil, da IQFoil e de Raceboard, e os vencedores das categorias júnior, Master, Gmaster, veteranos e femininos na classe de Formula Foil.

As provas que se vão disputar em Monsaraz não vão ter público, devido à situação pandémica atual, mas podem ser acompanhadas em direto na página do campeonato no Facebook da Formula Windsurf. O campeonato nacional prossegue de 9 a 13 de junho em Lagos, seguindo-se as etapas em Portimão de 11 a 13 de julho e em Cascais de 23 a 25 julho, finalizando com a competição de 16 a 19 de setembro na Ilha do Faial.

O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube de Vela de Lagos com o apoio do município de Reguengos de Monsaraz e da Associação Formula Windsurfing, tendo-se juntado este ano o contributo da Fórum Oceano e das Estações Náuticas de Portugal.

Durante os três dias de competição “poderão realizar-se 18 regatas de Formula Foil e de IQFoil e 15 regatas de Formula Windsurfing e Raceboard”.  Cada prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas dessa classe.