O equipamento que tem como missão melhorar as condições dos animais e da equipa do posto médico-veterinário municipal, representa um investimento superior a meio milhão de euros.
A partir desta sexta-feira, o concelho de Sesimbra passa a contar com um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia. O objetivo é alojar temporariamente estes animais até que sejam encontrados os donos ou sejam adotados de forma responsável.
Construído de raiz pela autarquia, o equipamento está preparado com as condições necessárias para acolher cães e gatos errantes, abandonados ou vítimas de maus tratos. “Aqui, os animais de companhia recolhidos terão higiene, alimentação, cuidados de saúde e a atenção que merecem por parte de uma equipa técnica qualificada”, lê-se no comunicado do município enviado à nossa redação.
Ao todo, o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia dispõe de 30 espaços individualizados, com uma boa exposição solar, área coberta e ampla, zona destinada ao exercício, gabinetes para vacinação, colocação de microchip e assistência médica. As instalações contam também com um armazém de rações, salas para a equipa técnica, receção e estacionamento. É também neste centro que vai funcionar o Gabinete Veterinário Municipal.
Com um investimento a rondar os 668 mil euros, a abertura deste espaço dá continuidade ao trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver para promover o bem-estar e a proteção de animais de companhia. Tal se tem verificado nas várias de campanhas de adoção responsável promovidas, na disponibilização de serviços de atendimento por parte do gabinete veterinário ou no apoio à criação do Parque Canino da Quinta do Conde.
Devido às medidas de prevenção e combate à pandemia, a inauguração vai ser limitada a convidados, de forma a respeitar todas as normas indicadas pela DGS. O momento vai ser captado em vídeo e disponibilizado nas redes sociais e site da autarquia.