Viana do Alentejo com candidatura aprovada ao Programa Bairros Saudáveis

O município é parceiro das Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, a que se associa também o Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central, no projeto “Gente Rija”, cuja candidatura ao programa interministerial “Bairros Saudáveis” foi aprovada.

O programa, que pretende melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, e que se destina a pequenas intervenções, financia projetos com um montante máximo de 50.000 euros.

O projeto “Gente Rija”, uma das 750 candidaturas admitidas, tem como eixos de intervenção a saúde, o social, o económico, o ambiente e o urbanismo. Destina-se, principalmente, à população sénior, sendo alargado à comunidade em geral, com enfoque no envelhecimento ativo, acessibilidades/mobilidade e promoção e valorização dos centros históricos e do património material/imaterial.

O objetivo deste apoio é “valorizar o concelho através do seu potencial, do seu património histórico, cultural, religioso e paisagístico, aliado à prática e promoção da saúde pelo exercício físico, preservando e valorizando o seu património humano, e em especial os seniores”, diz a autarquia em comunicado.

Está prevista a realização de cinco atividades, nomeadamente GingaBike, Sénior 4G, Olhó Poial, Olhá Ladeira e Intergeracionalidade – Eu Cuido. O intuito do município é implementar atividades de promoção e monitorização de saúde e prática de exercício físico, avaliar os riscos e identificar obstáculos no sentido de prevenir quedas em casa, bem como efetuar o levantamento das acessibilidades para melhorar as acessibilidades/eliminar obstáculos em espaços públicos e realizar, igualmente, ações com o envolvimento das famílias e comunidade para aproximar gerações e estimular o convívio e as atividades de exterior.