Câmara de Setúbal e ABC dinamizam projeto Bairro Cool

A iniciativa dinamizada numa parceria entre o município de Setúbal e a Associação Bairro Cool (ABC), vai envolver os moradores, agentes económicos e instituições na valorização do espaço público do Bairro do Troino Nascente.

O projeto Bairro Cool visa a valorização do Bairro do Troino Nascente com um conjunto de atividades de qualificação da imagem urbana e de conservação e de limpeza do espaço público que apostam na economia circular e na preservação ambiental.

“Queremos que, com a participação de todos, o Troino seja um bairro ‘cool’, um bairro bom para viver, trabalhar, visitar, usufruir do comércio, da restauração, dos espaços de lazer e das atividades que irão realizar-se com regularidade”, sublinhou a presidente do município, Maria das Dores Meira, na apresentação oficial do projeto “Bairro Cool”, na sexta-feira à tarde, junto da renovada Casa das 4 Cabeças.

Para a concretização da iniciativa a autarquia sadina celebrou um acordo de cooperação com a Associação Bairro Cool (ABC), válido pelo período de sete meses, através do qual disponibiliza uma verba de 17.500 euros para o desenvolvimento de um plano de ações que teve início a 1 de abril com uma iniciativa de limpeza das ruas do bairro.

“Queremos inovar com tradição. Vamos realizar iniciativas para revitalizar e valorizar a alma deste bairro, fomentando a participação de todos e a preservação da história, cultura e tradições locais”, adiantou a presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima, na cerimónia de apresentação, que contou com animação musical por João Mota e Zé Zambujo.

Além da limpeza do bairro, entre as ações a desenvolver até outubro, destaque para o “Bairro Flower Cool Power”, campanha de sensibilização que teve início na sexta-feira para tornar o Troino no bairro mais florido da cidade.

A 28 de maio, têm início as “Happy Friday’s”, com “happy hours” todas as sextas-feiras, entre as 17h00 e as 21h00, em vários estabelecimentos comerciais do bairro, desde cafés, restaurantes e cabeleireiros. Nas últimas sextas-feiras de cada mês, o evento conta com a animação musical com um DJ. Já o mês de junho reserva iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Criança, com uma ação de voluntariado em parceria com a campanha municipal Setúbal Mais Bonita, para envolver a comunidade e o parque escolar na requalificação e embelezamento do Bairro do Troino, e os Santos Populares, nos dias 11 e 12 de junho.

O Mercado Cool – “Cooltura Urbana”, com animações culturais, várias pop-up stores e food trucks, a realizar em setembro, e a Feira de Pesca, Pescadores e Indústria Pesqueira, destinada a promover as conservas, sabores e tradições da cultura local, em outubro, são outras ações do projeto “Bairro Cool”.

De recordar que a câmara de Setúbal concretizou, entre 2011 e 2013, o projeto “Requalificação e Revitalização Urbana do Bairro do Troino Nascente”, incluído no ReSet – Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, com o apoio de fundos comunitários, que mudou a imagem deste espaço público.

Na sequência dessa transformação, Maria das Dores Meira apontou que “muitos proprietários têm recuperado edifícios e a própria autarquia terminou há pouco a reabilitação da Casa das 4 Cabeças”.