Autarquia de Setúbal inaugura painel de azulejos num túnel na Serra da Arrábida

O túnel próximo do Hospital Ortopédico do Outão, na direção entre Setúbal e a Praia da Figueirinha, ganhou uma nova aparência. A inauguração do painel de azulejos, inspirado no Parque Natural da Arrábida, realizou-se ontem.

António Cunha, designer da Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Setúbal e autor da ilustração do painel, confidencia, em comunicado da autarquia que, para a realização do painel “foram criados e produzidos, em exclusivo, dois modelos de azulejo especiais. Um de corte triangular, outro, em círculo, em relevo, inscrito no tradicional quadrado”.

A obra, que nasceu de uma “estreita colaboração com a Fábrica-Atelier Viúva Lamego, responsável pela elaboração dos painéis”, conta com uma paleta de 15 cores e ocupa “toda a extensão do túnel, com 77,6 metros de comprimento, e mais 6 metros de altura”, avança em comunicado a Câmara Municipal de Setúbal.

A montagem da obra de arte ficou a cargo da empresa Cimeira – Indústria e Comércio de Construção Civil e conta com ilustrações de animais com ligações “à Serra da Arrábida e ao rio Sado, como cavalos-marinhos, mochos, raposas, peixes e golfinhos”, adianta a autarquia.

Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, destacou, durante a inauguração e avançado pela autarquia em comunicado, a importância que a obra tem para a cidade: “Setúbal era a gata borralheira que virou Cinderela de vez. Esta cidade desabrochou, ganhou vida, cor e beleza”.