A autarquia celebrou com as Fábricas das Igrejas Paroquiais das freguesias de Abela, Alvalade e Cercal do Alentejo um acordo de colaboração no qual se compromete a comparticipar em 50% os custos, não financiados pelos Fundos Europeus, das intervenções de conservação que serão realizados nas três igrejas.
O acordo estabelecido resulta da parceria entre o município, as Paróquias e a Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL). O presidente de Santiago do Cacém salienta que estas igrejas, assim como outras do concelho, “necessitam de ser intervencionadas e quando a oportunidade surgiu apresentámos uma candidatura que felizmente foi aprovada. Estávamos apreensivos pois a verba para todo o Litoral Alentejano era na ordem dos 150 mil euros e foram apresentadas seis candidaturas. Com o empenho da ADL e a sensibilização das entidades competentes esse valor foi alargado”.
Álvaro Beijinha acrescenta ainda que “com este montante não se vão resolver os problemas todos, mas diria que é um primeiro passo.” O Autarca mantém contactos com a ADL, para saber qual a possibilidade de haver um novo aviso de concurso para que outras Paróquias possam apresentar candidatura como, por exemplo, a de São Domingos, “estamos a aguardar essa informação.”
O autarca afirma que “num novo Quadro Comunitário, vamos batalhar para que haja financiamento para o património religioso, porque embora as Igrejas sejam propriedade das Fábricas das Paróquias, elas são edifícios da comunidade cujo valor patrimonial importa preservar, é nessa perspetiva que temos um papel a desempenhar.” O Autarca referiu que o Município efetuou intervenções nos centros históricos de Alvalade e de Cercal do Alentejo, “e quem nos visita vê um espaço público tratado e estes edifícios históricos a necessitarem de melhorias. Por isso, tem que haver esta conjugação de esforços para conseguirmos mais apoios.”
O financiamento, para a concretização dos trabalhos de beneficiação nestas três igrejas, decorre da candidatura desenvolvida pela ADL ao concurso sobre Património Natural e Cultural, Desenvolvimento Local de Base Comunitária, no âmbito do Alentejo 2020, com enquadramento do FERDER – Conservação, Proteção, Promoção e desenvolvimento do Património Cultural e Natural. As três candidaturas são financiadas por Fundos Europeus no âmbito do Programa /PO SEUR-Portugal-2020.
A intervenção na Igreja da Abela apresenta um investimento de 37.371,00 euros, sendo que desse valor 5.605,65 euros são contrapartida nacional, suportada em 50% pela CMSC e pela Fábrica da Igreja Paroquial. Para a intervenção na Igreja Matriz do Cercal do Alentejo, o montante de investimento é de 49.950,00 euros, sendo a contrapartida nacional de 7.492,50 euros, valor dividida pela CMSC e a Fábrica da Igreja Paroquial. A beneficiação da Igreja de Alvalade apresenta um valor de 49.195,39 euros de investimento, sendo que 7.379,40 euros serão garantidos em partes iguais pela CMSC e a Fábrica da Igreja Paroquial.
A intenção deste acordo é dotar estes espaços religiosos e culturais de condições para a sua visitação e culto por parte de residentes e turistas, contribuindo para a atratividade das localidades, do concelho de Santiago do Cacém e da região Alentejo.