Antigo pároco da freguesia de São Sebastião dá nome a rua em Setúbal

Álvaro Teixeira foi homenageado pela autarquia sadina, que atribuiu o seu nome a uma rua na Nova Azeda, perto da Igreja do Coração de Maria.

O antigo pároco, que “nasceu em abril de 1941, na freguesia de São Martinho, em Penafiel”, viu a sua vida cruzar-se com a cidade de Setúbal pela primeira vez em 1977 e é “cerca de duas décadas” depois, em 1986 que é ordenado pároco de S. Sebastião. Álvaro Teixeira parte para África em 1997, “onde foi orientador da Paróquia da Imaculada Conceição”, e só em 2013 regressa a Setúbal para, segundo a Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, citada em comunicado pela autarquia, continuar “o seu entusiasmo com as tradições setubalenses, em particular a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia, e também com a edificação da nova Igreja do Coração de Maria em terreno cedido pelo município”.

A câmara ressalta que o “local escolhido para a homenagem tem um simbolismo especial” e a presidente acredita que o antigo pároco “estará feliz por saber que o seu nome ficará perpetuado entre a casa de Deus que é a Igreja do Coração de Maria e uma escola onde crianças aprendem as primeiras letras e todos os outros ensinamentos que os ajudarão a orientar-se no resto das suas vidas”, refere Maria das Dores Meira, citada em comunicado pela autarquia.

O antigo pároco, que faleceu em 2016 e que é, entre outras coisas, “recordado pela colaboração com diversos órgãos de comunicação social locais e com o Corpo Nacional de Escutas, tendo sido assistente do Agrupamento 59 de Setúbal, o mais antigo da região, e cofundador do Agrupamento 1117, dos Escuteiros Marítimos”, foi também, segundo Nuno Costa, Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião e de quem partiu a sugestão da homenagem, um “homem de dimensão enorme, que fez muito pelos jovens, e que vê agora perpetuada parte da obra, como é exemplo o sonho cumprido da Igreja do Coração de Maria”, recorda o autarca, citado em comunicado pela Câmara.