Cidade sadina palco do “Encontro pela Paz 2021”

A iniciativa “Encontro pela Paz 2021” partilha, a 5 de junho, entre as 10h30 e as 17h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, contributos e reflexões para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.  

A iniciativa, promovida pelo CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação juntamente com um conjunto de doze entidades e organismos, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, tem transmissão em direto no canal de Youtube e no Facebook do município sadino.

A sessão de abertura, agendada para as 10h30, conta com intervenções da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e da presidente do CPPC, Ilda Figueiredo.

Segue-se, às 10h45, o painel “Paz e Desarmamento”, com alocuções pelo presidente da mesa da Assembleia da Paz da CPPC, Baptista Alves, a dirigente do Movimento Democrático de Mulheres, Regina Marques, o presidente da câmara do Seixal, Joaquim Santos, e a conselheira nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, Anabela Carlos.

“Cultura e Educação para a Paz” é o título do segundo painel, com início às 14h15, com a intervenção do presidente de Loures, Bernardino Soares, a dirigente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto Isabel Graça, o membro do Secretariado Nacional da FENPROF José Costa e o coordenador da Juventude Operária Católica, Gabriel Esteves.

Às 15h30, o programa prossegue com um painel sobre “Solidariedade e Cooperação”, com intervenções do vereador da autarquia de Setúbal, Ricardo Oliveira, a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Quaresma, a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e o dirigente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente Jorge Cadima.

O encontro termina com um desfile, de forma a tornar a iniciativa mais participada, com início no Fórum Municipal Luísa Todi e fim junto do Monumento aos Resistentes, na placa central da Avenida Luísa Todi.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação, os municípios de Setúbal e de Loures, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, a Federação Nacional de Professores, a Juventude Operária Católica, o Movimento Democrático de Mulheres, o Movimento Municípios pela Paz, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, a Obra Católica Portuguesa de Migrações e a União de Resistentes Antifascistas Portugueses são as entidades que aderiram ao “Encontro Pela Paz”.