No 4º Encontro Concelhio do Movimento Associativo serão distinguidas vinte associações com foco em diversas áreas, que estão há 25 anos ou mais ao serviço da comunidade.
A cerimónia de homenagem ao Movimento Associativo terá lugar no Jardim 1º de Maio, pelas 19h00 no dia 4 de junho e é, segundo a câmara de Grândola, “um reconhecimento público do contributo determinante do Movimento Associativo na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais inclusiva”.
Integrada na iniciativa, vai ser inaugurada a exposição “Associativismo, a soma que faz a diferença” que, explica a edilidade em comunicado, contará com “vinte e cinco painéis que refletem os relevantes contributos de cada uma das quarenta e oito associações representadas para a constituição de uma democracia cada vez mais participada”.
No âmbito do Encontro Concelhio do Movimento Associativo surge ainda a “Anda Ver a Festa”, que leva ao concelho música ao vivo num palco móvel que se deslocará às “principais artérias de diversas localidades” e que contará com a presença dos acordeonistas Noémia Duarte, António Cardoso e Tozé Pratas.
A autarquia de Grândola avança ainda, em comunicado, que o evento deste ano “pretende incentivar as associações a se reinventarem nas suas atividades e apoiar os acordeonistas locais que têm sido bastante afetados, tendo em conta que trabalham diretamente com as Associações Culturais e Recreativas, através da dinamização dos tradicionais bailes e festas populares”.