Semana do Mar e do Pescador arranca este domingo em Setúbal

O lançamento do livro “Setúbal, Terra de Pescadores” e a exposição fotográfica sobre a comunidade piscatória Sabina são destaques da Semana do Mar e do Pescador 2021, a decorrer entre 30 de maio a 7 de junho.

O evento que visa a valorização da ligação de Setúbal ao mar e aos pescadores, é organizado pela autarquia sadina, pela União de Freguesias de Setúbal e pelas juntas de freguesia de São Sebastião, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado, no âmbito do projeto Setúbal Terra de Peixe.

A iniciativa começa este domingo, com uma missa de homenagem aos pescadores, na Igreja de São Sebastião, agendada para as 8h00.

No dia seguinte, a 31, Dia Nacional do Pescador, às 10h30, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, decorre uma cerimónia de deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalense Desaparecidos.

Na parte da tarde, às 14h30, na Casa da Baía, é apresentado o livro “Setúbal, Terra de Pescadores”, sobre a tradição gastronómica setubalense, assente na valorização do trabalho das gentes do mar e dos produtos da pesca da região, com texto de Patrícia Borges e fotografia de Nicola Lemonnier.

Patrícia Borges, professora adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria e autora de diversas publicações relacionadas com a temática da gastronomia do mar, partilha neste livro, editado pela autarquia sadina, receitas relacionadas com o mar, as suas raízes e histórias, assim como as características da espécies utilizadas.

Os atores principais são os pescadores de Setúbal, retrata dos numa vasta reportagem fotográfica de rostos, paisagens, artes de pesca e bairros onde vivem e viveram.

“Setúbal, Terra dos Pescadores”, que além das receitas, conta a história de vida dos pescadores, mostra como a cidade se desenvolveu em torno da comunidade piscatória.

Está obra visa a promoção, divulgação e valorização da gastronomia enquanto património cultural, com preocupações assentes na sustentabilidade das atividades económicas diretamente relacionadas, a pesca, a restauração e a hotelaria.

O receituário apresentado pretende ainda ser um legado para auxílio a futuros chefs locais e nacionais.

No dia 31 é, igualmente, inaugurada uma mostra fotográfica de Nicola Lemonnier, com relatos visuais da comunidade piscatória sadina inspirados no livro “Setúbal Terra de Pescadores”, patente na Casa da Baía até 7 de junho.

O autor pretende destacar o papel dos homens e mulheres que trabalham no setor da pesca enquanto figuras importantes da comunidade setubalense, evocando os seus rostos como páginas escritas de histórias vividas no rio e no mar.

A terminar a Semana do Mar e do Pescador, no dia 7, a partir das 15h00, realiza-se um encontro com ostricultores, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no primeiro piso do Mercado do Livramento.