Festival de Música dos Capuchos regressa a Almada 20 anos depois

A câmara de Almada relança o festival, que conta com direção artística do pianista Filipe Pinto Ribeiro.

O festival, que antes da sua extinção contou com 21 edições, sob a direção artística de José Adelino Tacanho, e que se tornou “uma referência nacional e internacional”, traz agora o novo conceito “5 Séculos de História e 5 Séculos de Música”, que retratam, segundo a autarquia, “os 5 séculos de História do Convento dos Capuchos, desde a sua construção em meados do séc. XVI até aos nossos dias, e a criação musical desses cinco extraordinários séculos de criação e interpretação musical, desde o renascimento até à música contemporânea.”

O evento, a decorrer entre 11 de junho até dia 3 de julho, conta com “músicos e ensembles de referência mundial, homenagem a Astor Piazzola, conversas que assinalam efemérides literárias e jazz”, avança a autarquia em comunicado.

Para Inês de Medeiros, presidente da câmara de Almada, citada em comunicado, o regresso do Festival de Música dos Capuchos “é um grande momento não só para o concelho, mas também para Portugal, voltando a colocar esta iniciativa como uma referência não só ao nível da música, mas também de outras áreas culturais e onde se combinam a sustentabilidade, o ambiente e a cultura”.

Já para Filipe Pinto Ribeiro, diretor artístico do festival, este evento é “uma iniciativa cultural de excelência, aberta a todos os públicos, em linha com o referente de qualidade do seu passado e que procura afirmar-se também a nível internacional”.

O festival, que se realiza no Convento dos Capuchos, conta com nomes como Alfred Brendel, Sergei Nakarjakov, Hopkinsons Smith, Astor Piazzolla e Sofia Ribeiro. O programa do evento pode ser consultado em https://festivalcapuchos.com/conferencia .