Sesimbra homenageia Arte Xávega e Mestre Bauça

Tributo inseriu-se nas comemorações do Dia do Pescador que contemplaram a instalação da Aiola 25 de Abril junto à Fortaleza de Santiago.

A Aiola 25 de Abril, que durante muitos anos foi utilizada por Serafim Painho, mais conhecido por mestre Bauça, na Arte Xávega, e que habitualmente estava na “sapata”, em frente à Sociedade Musical, foi, afirma a autarquia de Sesimbra em comunicado, preparada e instalada num espaço junto à Fortaleza de Santiago e aos Monumento aos Pescadores, para que possa ser vista por todos.

Esta iniciativa da câmara fez parte das comemorações do Dia do Pescador e foi “uma forma de homenagear o mestre Bauça pelo seu contributo para a preservação da identidade sesimbrense, e também a Xávega, uma arte de pesca milenar utilizada em toda a costa portuguesa e que na vila de Sesimbra é conhecida por ‘arte do Caneiro’ ou ‘Chincha’, lê-se na mesma nota.

A preparação da Aiola e do espaço tiveram o apoio do Centro Internacional de Escultura e dos escultores Moisés Preto Paulo e Carlos Bajouca.

O momento contou com a presença do presidente da câmara, Francisco Jesus, presidentes da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia, e de familiares do mestre Bauça, que descerraram a placa evocativa do acontecimento, junto à embarcação.