Técnicos municipais participaram numa ação que visa dotá-los de ferramentas para melhor combater as alterações climáticas.
Foi no âmbito do PLAAC – Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas), financiado pelo Programa Ambiente EEA Grants, que técnicos municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra participaram, a 27 de maio, no projeto organizado pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e conduzido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Esta sessão, informa a autarquia de Setúbal em comunicado ao Semmais, “foi a primeira de um conjunto a dinamizar, uma vez que a conceção dos planos é um processo participativo e que envolve vários intervenientes”.
A ação de capacitação “foi direcionada exclusivamente a técnicos municipais diretamente envolvidos nesta temática, bem como àqueles cujas áreas de intervenção possam de alguma forma ser afetadas pelos impactes das alterações climáticas”, avança a mesma entidade.
Segundo a câmara sadina, o PLAAC – Arrábida tem como objetivo “preparar os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra para enfrentar os desafios das alterações climáticas através da elaboração de três planos locais de adaptação, os quais procuram aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios”.