Moradores de Vendas de Azeitão dão nova vida à Rua Miguel Bombarda

A Rua Miguel Bombarda, na castiça aldeia de Vendas de Azeitão, concelho de Setúbal, está mais bonita com a recente instalação de decorações artesanais concebidas por moradores, com o apoio da junta de freguesia.

O amor e os afetos inspiram as peças decorativas criadas por mais de uma dezena de moradores de Vendas de Azeitão que, ao longo de duas semanas, criaram as mais variadas obras artísticas instaladas, sobretudo, junto do património arbóreo da Rua Miguel Bombarda.

Criativas e coloridas, as criações apresentam-se a azeitonenses e visitantes em diferentes formas e com materiais recicláveis, como peças em tricot a abraçar troncos de árvores, bonecas de pano em baloiços, quadros e motivos florais, a par de mensagens e versos que exprimem sentimentos.

A ação decorativa e de embelezamento, explica, em comunicado de imprensa, a presidente da freguesia de Azeitão, Celestina Neves, surgiu por “iniciativa dos moradores, que contactaram a junta para dinamizar este projeto”, o qual resulta do afastamento social motivado pela pandemia da Covid-19.

“As pessoas, mais afastadas, viram nesta ação uma oportunidade de se reaproximar”, afirma a autarca, para indicar que os trabalhos foram maioritariamente realizados “por moradores da Rua Miguel Bombarda e por pessoas com uma ligação forte àquela rua principal de Vendas de Azeitão”.

Celestina Neves ainda que as mais de duas dezenas de decoração instaladas naquela rua, assim como na entrada da Rua do Poço e no Largo do Chafariz, procuram atenuar as saudades que a população sente das festas locais, as quais não se realizam devido à atual crise sanitária.

“As pessoas estavam habituadas a conviver, a estar em alegria, em particular na altura das tradicionais festas de Vendas de Azeitão, que já não se realizaram no ano passado e que, este ano, estão novamente arredadas das ruas. Assim, está é uma forma de colmatar essa ausência”, reforça a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão.

As novas decorações e os enfeites são mais um atrativo em Vendas de Azeitão, à espera de serem visitados por todos. “A exposição de trabalhos artesanais vai-se manter por tempo indeterminado”, sublinha a câmara de Setúbal em comunicado.