Barreiro com incubadora vocacionada para cultura para recuperar concelho no pós-pandemia

O Barreiro vai contar com uma nova incubadora de negócios vocacionada sobretudo para a cultura como motor de recuperação pós-pandemia, diversificando as ofertas culturais do concelho, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Em comunicado hoje divulgado, os Territórios Criativos, consultora parceira do projeto, indica que o objetivo da StartUp Barreiro passa por fomentar a atividade artística no concelho através de novas empresas que, pela inovação dos seus produtos, serviços e modelos de negócios, “acelerem a economia local e animem o quotidiano dos barreirenses nos próximos tempos de recuperação económica e social da crise covid-19”.

As candidaturas para ‘startups’ com projetos empreendedores que se queiram estabelecer no Parque Empresarial Baía do Tejo, onde ficará instalada a StartUp Barreiro, ainda durante 2021, estão disponíveis, em startup@cm-barreiro.pt.

A câmara do Barreiro assume a obra e a gestão do projeto, e a StartUp Barreiro vai ficar situada dentro do maior parque industrial da cidade, no qual já se encontram instaladas 245 empresas em atividade.

O projeto representa um investimento de cerca de um milhão de euros e, para assegurar o seu retorno, a Câmara do Barreiro, no distrito de Setúbal, teve em consideração o montante das rendas que serão cobradas às ‘startups’ que forem selecionadas e incubadas ao longo dos próximos 20 anos.

“Os benefícios irão muito além do retorno financeiro direto, os negócios que vierem a ser bem-sucedidos criarão riqueza, novos postos de trabalho e, consequentemente, ajudarão a promover o Barreiro e a atrair novas empresas que aqui se queiram fixar”, explicou Bruno Vitorino, vereador da autarquia responsável pelo projeto, citado no comunicado.

De acordo com o autarca, o objetivo passa por apoiar os artistas e os profissionais das artes e espetáculos, assim como retomar os eventos culturais, considerando “essencial para a recuperação progressiva da economia local nos anos pós-pandemia que se irão seguir”.

O projeto vai ser apresentado na próxima terça-feira durante um ‘bootcamp’ que contará com a participação de 12 projetos, correspondentes a 24 empreendedores.

Na mesma nota é indicado que vão ser dois dias (8 e 9 de junho) preenchidos por debates e apresentações sobre temas que irão desde o ‘marketing’ estratégico e operacional para projetos inovadores, até à sustentabilidade e impacto nos territórios de baixa densidade, ou à construção de um ‘pitch’ eficiente.

Participam igualmente no projeto os Territórios Criativos – consultora que presta apoio ao empreendedorismo, e a Baía do Tejo, a empresa de gestão do parque empresarial que cedeu as instalações para a incubadora.

“A incubadora terá três áreas principais de atuação: a cultura, a criatividade e a sustentabilidade. Queremos que as três funcionem em uníssono, afirmando o talento dos jovens empreendedores portugueses e a sua capacidade para inovar e diversificar as ofertas do setor cultural, impulsionando a reintegração da cultura na vida das pessoas”, disse, por seu turno, o CEO dos Territórios Criativos, Luís Matos Martins, citado também no comunicado.

As instalações onde a StartUp Barreiro se irá estabelecer têm uma área com quase mil metros quadrados e pertenciam a uma fábrica de refinação de azeite, promovendo assim, a reabilitação do edifício que, segundo Bruno Vitorino, se encontrava “até agora esquecido”.

O projeto para a StartUp Barreiro prevê ainda a criação de parcerias com algumas das associações e empresas já existentes na região.