“Convento ConVida” regressa à Igreja de Jesus em Setúbal com ciclo de concertos

O ciclo de concertos de “Convento ConVida” está de volta à Igreja de Jesus, em Setúbal, com atuações mensais de música erudita protagonizados por artistas e grupos líricos de renome numa organização da câmara municipal.

A temporada de espetáculos, organizada pela autarquia sadina, teve início na manhã de sábado, com um recital pela Associação Setúbal Voz, através do seu Ateliê de Ópera, com a participação da soprano Carina Ferreira, acompanhada ao piano por João Malha. No próximo sábado, 12, é a vez do violoncelista Samuel Santos e do pianista Gonçalo Simões atuarem na Igreja de Jesus, às 11h30, hora a que se iniciam todos os concertos de junho, onde interpretam um recital de música de câmara com obras que vão desde o período do Romantismo, percorrendo correntes estéticas do século XX.

A soprano Rita Marques, ao lado do pianista Yan Mikirtumov, é o nome que se segue, a 16 de junho, no ciclo “Convento ConVida”, evento cultural que teve a primeira edição em dezembro do ano passado. A dupla de intérpretes apresenta o recital “No Tempo de Luísa Todi – Recital de Canto e Piano”. O último concerto do mês de junho, a 26, reserva “As Mais Belas Melodias de Todos os Tempos”, com a soprano Patrycja Gabrel e a mezzo-soprano Carolina Figueiredo, acompanhadas por João Elias ao piano.

Em julho há mais concertos, o primeiro no dia 3, às 11h30, em que a Associação Setúbal Voz partilha apontamentos de música erudita na Igreja de Jesus. Já no dia 10, pelas 21h30, a Igreja de Jesus acolhe o Coral Luísa Todi. A música de Zofia Pajak, violino, de Nelson Ferreira, violoncelo, e de Beatrix Schmidt, harpa, chega a 17 de julho, às 11h30, num espetáculo intitulado “Viagem na Europa”.

Ainda em julho, o “Convento ConVida” é palco da terceira edição do Festival de Ópera de Setúbal – CantoFest, com concertos a 24 e 30 de julho, às 11h30 e 21h00, respetivamente, e a 1 de agosto, às 19h00, com a participação de cantores líricos profissionais e semiprofissionais de renome internacional. À Associação Setúbal Voz, através do Ateliê de Ópera de Setúbal, cabe as honras de encerrar o ciclo “Convento ConVida”, a 7 de agosto, pelas 11h30.

Os bilhetes para os espetáculos do “Convento ConVida”, à venda no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, têm o custo de cinco euros.