Seixal investe cerca de 1,9 milhões em requalificações na Arrentela

O investimento vai permitir intervir nos espaços exteriores do Núcleo Urbano de Arrentela, com novas áreas de lazer e espaços verdes. O objetivo é melhorar as condições de conforto.

O Seixal despertou para o turismo, em 2016, aquando da requalificação do Núcleo Urbano Antigo do Seixal e da Frente Ribeirinha, zonas que apresentam hoje muito dinamismo, devido aos novos restaurantes, lojas ou até equipamentos culturais que atraem visitantes. No entanto, entre o Seixal e a Amora está o Passeio Ribeirinho de Arrentela que ainda não contou com o mesmo nível de investimento.

Contudo, o executivo da autarquia anunciou que vai abrir o concurso público para requalificar o Passeio Ribeirinho de Arrentela e os espaços exteriores do Núcleo Urbano Antigo desta localidade. O investimento global é de 1.869.433,17 euros, integralmente assumidos pelo município. “Tal como fizemos com o Núcleo Urbano Antigo do Seixal, o nosso próximo objetivo era intervir no núcleo da Arrentela, e é isto que este concurso e esta obra trata”, conta ao Semmais o presidente Joaquim Santos.

A empreitada contempla a requalificação dos espaços exteriores envolventes, assim como da Estrada Nacional 378. Já o Passeio Ribeirinho de Arrentela vai ser alargado para melhorar as condições para peões e ciclistas, entre a estrada nacional e a Baía, que apresenta atualmente um passeio estreito. Nesta mesma área vai ser implementada uma praça à frente do Chafariz, onde será colocado um deck em madeira.  “Nas zonas nobres vamos tratá-las de formas conveniente com pisos adequados a essa função, e nas de acesso residencial vamos também instalar novos pisos e substituir todas as infraestruturas”, avança.

 

Projeto prevê melhorias na iluminação e nos espaços verdes

Nestas áreas envolventes ao Passeio Ribeirinho vão ser instaladas ainda novas redes de saneamento de água, de energia e de gás. Também a iluminação pública vai ser substituída por candeeiros LED. “Todos os espaços exteriores do núcleo serão novos com esta intervenção e a população terá melhores condições de conforto, também com o acréscimo de novos espaços verdes que estão previstos no projeto”, revela Joaquim Santos.

Aberta a novas sugestões ao projeto, a autarquia vai organizar um fórum de apresentação, aberta ao público, sobre esta intervenção. Ainda sem data definida para concretização, prevendo-se, no entanto, que aconteça em agosto, o fórum de vai decorrer no formato presencial e digital. “Nesta fase em que estamos a lançar o concurso público, podem sempre haver sugestões e podemos alterar os projetos. Vamos agendar o Fórum Seixal em breve, talvez em agosto”, conclui o autarca.