Estas distinções refletem a qualidade ambiental, turística e sanitária e a capacidade da praia da Figueirinha para acolher pessoas com mobilidade reduzida.
É o 13º ano consecutivo que a Praia da Figueirinha recebe a Bandeira Azul, iniciativa que, segundo o município avança em comunicado, “pretende consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução dos problemas existentes”.
O tema da Campanha da Bandeira Azul da Europa para 2021 foi “Recuperação de Ecossistemas”, e para merecer a distinção é necessário o cumprimento de 28 de 32 critérios, entre os quais “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.
Citada em comunicado, Maria das Dores Meira afirma que “estes galardões dão confiança e mais qualidade de vida às pessoas e dão mais razões para cá virem”.
O hastear das bandeiras realizou-se ontem de manhã e ficou a cargo da presidente da câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do capitão do porto de Setúbal, Paulo Alcobia Portugal. Na cerimónia estiveram presentes elementos do executivo, técnicos municipais e de representantes do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Agência Portuguesa do Ambiente e do porto de Setúbal.