Iniciativa alia projeto Sesimbra é Peixe e Arte na Rua à sensibilização ambiental e promete deixar as praias da vila mais limpas.
Com objetivo de chamar a atenção “para uma das maiores fontes de lixo das praias portuguesas – as beatas de cigarro”, os “Comedores de Beatas”, avança a autarquia em comunicado, são “coloridos, atrativos, amigos do ambiente e dão as boas-vindas a quem entra nas praias de Sesimbra”.
“Os comedores disponibilizam cinzeiros de praia, que depois de utilizados podem ser despejados num depósito e recolocados no respetivo suporte para serem reutilizados. As beatas recolhidas vão fazer parte de uma exposição educativa no final de setembro. Os Comedores de Beatas estão disponíveis nas praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo, Bicas, Lagoa-mar, Lagoa de Albufeira e Amieira até 12 de setembro”, informa a câmara na nota enviada ao Semmais.
Esta edição conta com a presença dos artistas Mauro Miguel Carmelino, Mafalda Gonçalves, Ketam, Pitanga, PHNSK, Tiago Hacke e Vasco Maio, autores das pinturas nos cinzeiros com temas com “Areia Limpa”, “Os Peixes Não Fumam Porque Querem”, “Beatas no Chão? Nem Vê-las” ou “Leve um Cinzeiro” que pretende “sensibilizar os utilizadores a deitar as beatas no lixo, em vez de ficarem no areal ou irem parar ao mar, alertando para o perigo que representam para o ambiente”, avança o município.