A Marca Portalegre pretende reforçar a identidade local e tornar a cidade mais atrativa e competitiva no setor turístico.
Criada, segundo a edilidade em comunicado enviado ao Semmais, no “âmbito de uma estratégia transversal de marketing territorial, para uma intervenção mais direta nas questões relacionadas com o reforço da identidade local, procurando aumentar a atratividade e competitividade turística do destino, favorecendo um posicionamento mais relevante do concelho, no contexto regional e sub-regional”, a Marca Portalegre foi lançada no dia 23 de maio, Dia da Cidade.
O projeto, realizado pelo Instituto Politécnico de Portalegre e que contou com o envolvimento de docentes das áreas do Turismo, Marketing e Design, tem como estratégia “atrair pela afirmação sem reservas que é Alentejo, mas vai mais além”. “Portalegre apresenta-se enquanto verbo Ser, oportunidade de reencontro e autodescoberta, utilizando graficamente a exclusividade das Tapeçarias de Portalegre, nas suas múltiplas linhas que formam o todo, no vagar necessário dessa construção”, lê-se na nota de imprensa.
Para a presidente da câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, citada em comunicado, a Marca Portalegre vai contribuir para a “dinamização e valorização dos recursos turísticos presentes no território, em especial aqueles que encerram um maior potencial de diferenciação turística, e que melhor traduzem a identidade do concelho de Portalegre”.
Direcionada para habitantes, turistas nacionais e estrangeiros, apontados pela autarquia como “três destinatários essenciais”, a edil caracteriza a marca como “simples, autêntica, natural e acolhedora, oferecendo um vasto património industrial, recursos naturais e culturais, materiais e imateriais únicos, num concelho seguro, perto de outros centros atrativos turísticos no eixo Lisboa-Madrid”.
“Portalegre, Além do Alentejo”, é a frase que representa a marca e que segundo a câmara, “comunica de forma concisa a sua essência”, e que melhor caracteriza Portalegre. “Se, por um lado, é inequivocamente Alentejo, por outro lado, tem características diferenciadoras e exclusivas: Portalegre é um Alentejo diferente, tem um Parque Natural e tem a arte exclusiva das Tapeçarias de Portalegre. Vai além do Alentejo que já se conhece. Oferece mais do que o esperado, quando se espera Alentejo”.