Dores Meira presente no lançamento do Pacto Europeu para o Clima em Portugal

A autarca esteve presente no lançamento do projeto enquanto Embaixadora para o Clima da cidade de Setúbal e sublinhou o trabalho do município na adaptação às alterações climáticas.

Maria das Dores Meira considera que “a requalificação da imagem urbana, construção de novos espaços verdes, a requalificação da frente ribeirinha e a promoção de circuitos curtos alimentares, como a criação de hortas urbanas e modernização dos mercados municipais”, são passos importantes para a adaptação às alterações climáticas, a par de “uma forte aposta na mobilidade sustentável, com a construção de ciclovias e a implementação e promoção da mobilidade não agressiva para o meio ambiente, como é o caso da recente entrada em funcionamento da rede de trotinetas elétricas na cidade”.

Enquanto Embaixadora para o Clima, Maria das Dores Meira, assumiu o compromisso de “dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para sensibilização e envolvimento dos munícipes para as causas climáticas, além de promover a cooperação entre organizações da sociedade civil em ações de defesa do clima”.

Recorde-se que o Pacto Europeu para o Clima surgiu em 2020, no contexto do Pacto Ecológico Europeu, “com a perspetiva de ampliar a partilha de informações, o debate e a ação sobre a crise climática”.

O lançamento do projeto decorreu terça-feira, em formato de videoconferência e, segundo a autarquia, “tem por base atividades já em curso, que vão ser alargadas, desencadeando novas ações, o que proporciona oportunidades de aprendizagem, intercâmbio, cocriação e colaboração”.

No evento estiveram ainda presentes Alexandre Almeida, coordenador do pacto para Portugal, António Vicente, chefe-adjunto da representação da Comissão Europeia em Portugal, Pedro Oliveira, coordenador da estratégia 4M, Eunice Maia, da Eunice Granel, Sofia Grilo, da Reboot, Ana Raquel Sousa, da CeiiA, Bruno Lisboa e João Kraeski, da Livre Para, e Cláudia Domingues, responsável de comunicação na IKEA Portugal.