Ação está integrada no projeto “Setúbal Composto”, que antecipa a obrigatoriedade de assegurar, a partir de 31 de dezembro de 2023, a separação e reciclagem dos biorresíduos.
A câmara de Setúbal realizou uma ação de sensibilização junto dos comerciantes do Mercado do Livramento sobre a correta separação de resíduos orgânicos, incidindo, explica a autarquia em comunicado, “na importância de colocarem nos cinco contentores específicos os detritos gerados nas bancas”, como, por exemplo, das “verduras, fruta, pão e bolos”.
“Estes resíduos são depois encaminhados para compostagem, contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no âmbito do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020+)”, lê-se na nota.
Conduzida por técnicos municipais, a ação incluiu ainda a “colocação de um cartaz informativo perto dos contentores, assim como a distribuição de folhetos sobre o processo de separação de orgânicos por cada um dos comerciantes”.
Esta iniciativa da autarquia sadina decorreu, quinta-feira, no âmbito projeto “Setúbal Composto”, que antecipa a obrigatoriedade de todo o território nacional assegurar, a partir de 31 de dezembro de 2023, a separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva.