Lutador do Montijo sagra-se campeão nacional de kumite

Atleta da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro venceu prova disputada em Pombal. Coletividade mais antiga do concelho tem na música o principal expoente.

O concelho do Montijo tem mais um campeão nacional. No último sábado, durante o campeonato de Portugal disputado em Pombal, o karateca Danilo Digori, de apenas 15 anos, obteve o título máximo como lutador de kumite na categoria de cadetes com menos de 70 quilos.

O feito do atleta, que treina nas instalações da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, no Montijo, sob as ordens do mestre António Xisto, representa também um triunfo para a coletividade, uma vez que após mais de um ano de restrições causadas pela pandemia muitos foram os praticantes de artes marciais que acabaram por suspender ou até desistir da atividade.

“Agora só temos seis atletas, mas antes da pandemia tínhamos 15”, disse António Xisto ao Semmais. “Tem sido um ano difícil, uma vez que a maior parte dos desportistas teve de treinar em casa o que, como se compreende, nunca é igual a treinar nas instalações de um clube, com outro tipo de equipamento, acompanhamento, etc”, explicou o mestre do novo campeão nacional.

Danilo Digori não foi, no entanto, o único praticante em representação da coletividade a evidenciar-se. O seu companheiro Gustavo Lebre, júnior de 16 anos de idade, acabou por obter o terceiro lugar para atletas praticantes de kumite com menos de 61 quilos. “O facto de o clube ter dois praticantes premiados a nível nacional serve para provar que existe uma boa organização e um trabalho consistente em termos de equipa”, adiantou ainda o treinador.

Na conversa com o Semmais, António Xisto disse ainda que é preciso desmistificar o caráter violento atribuído ao karaté. “É uma modalidade de combate onde existem pontapés, é um facto. No entanto, é baseada no respeito e no autocontrolo. Serve para criar autodisciplina e para desenvolver a capacidade de superação”, acrescentou.

O kumite, no contexto das modernas artes marciais japonesas, representa a luta e o combate. É uma das três modalidades básicas do karaté, a par do kihon e do kata.

Tal como o nome indica, a Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro tem na música a principal atividade. Fundada em 1854 é a mais antiga coletividade do concelho do Montijo, tendo atualmente cerca de 300 alunos distribuídos por várias atividades desportivas e culturais. Se a música é o destaque, com a banda a ser diversas vezes galardoada a nível nacional e internacional, também as danças de salão, o teatro e as artes marciais têm visibilidade.