Durante este mês a Biblioteca Municipal do Seixal tem programadas diversas atividades para entreter o público infantojuvenil, promovendo a aproximação dos mais jovens aos livros e à leitura.
Entre as atividades encontra-se a rúbrica mensal “E… Se Pudéssemos Mergulhar nos Livros?”, uma parceria com a Associação Acrescer, cujo objetivo, avança o município no comunicado enviado ao Semmais Digital, “é proporcionar momentos divertidos em família” com algumas propostas de leitura, disponibilizadas mensalmente através de um vídeo publicado na página do Facebook da câmara, “assim como uma atividade de exploração lúdica para pequenos e crescidos”.
A iniciativa tem ainda o complemento de um kit com uma ficha de exploração e um conjunto de materiais para a oficina complementar, que pode ser levantado na biblioteca. Este mês o kit disponibilizado é referente ao livro “O Pássaro da Alma”, de Michal Snunit.
Outra das atividades é a Arca de Histórias, que se realiza aos sábados, pelas 16h30 na Ludoteca – Zona do Faz de Conta. A atividade, que tem como público-alvo crianças a partir dos 4 anos de idade e que está limitada a 10 participantes, consiste da leitura de uma história “subordinada ao tema anual da biblioteca ou a outros temas escolhidos para o efeito”.
A autarquia destaca ainda o Jogo Gigante de Descoberta dos Mais Conhecidos Contos Infantis de Todos os Tempos, que decorre hoje e nos dias 27 e 28, entre as 10h00 e as 11h00 na zona exterior da biblioteca, e a Hora do Conto e Ateliê Complementar, a decorrer nos mesmos dias entre as 14h30 e as 16h00. Ambas as atividades são direcionadas para crianças entre os 4 e os 12 anos.
Para Joaquim Santos, presidente do município, o objetivo deste conjunto de atividades é “levar os mais novos a adquirirem hábitos de leitura saudáveis, sempre numa perspetiva evolutiva e de domínio das novas tecnologias, nalguns casos criando-se um contexto para que as histórias sejam exploradas em família”.