“Coininhas” representa Barreiro no “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”

O doce “Coininhas”, da Confeitaria Santa Coina, situada no concelho do Barreiro, foi selecionado para a pré-final das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” da RTP.

Da autoria de Andréia Borba e Agnaldo Borba, as “Coininhas”, doce feito à base de requeijão de ovelha de Azeitão, destacaram-se na competição na categoria Doçaria, preenchendo, segundo avança o município, “os requisitos de doce autor, utilização de um produto endógeno da região e mais sustentável, por utilizar como obra-prima para esta criação, o requeijão de ovelha, que é feito com o que sobra do queijo de Azeitão”.

A confeitaria barreirense é assim uma das 20 finalistas regionais do programa da RTP, que tem como objetivo eleger, em 2021, “uma gastronomia nova, baseada nos produtos endógenos de cada região, onde são observados novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e que promovam mais sustentabilidade alimentar”.

Após ter já passado por duas fases até chegar à pré-final do concurso, a Confeitaria Santa Coina aguarda, com as “Coininhas”, que seja definida a data para a próxima fase, que deve ocorrer entre os dias 16 e 19 do mês de agosto.