Hospital do Montijo tem novas instalações para o departamento de Psiquiatria

Finalizadas as obras de beneficiação das antigas instalações do Serviço de Medicina Interna, tem início esta semana a atividade de Hospital de Dia de Pedopsiquiatria e de Consulta Externa de Psiquiatria num espaço renovado. 

O Hospital do Montijo tem, a partir de hoje, uma nova área do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental. “Finalizadas as obras de beneficiação das antigas instalações do Serviço de Medicina Interna, tem início esta semana a atividade de Hospital de Dia de Pedopsiquiatria e de Consulta Externa de Psiquiatria num espaço totalmente renovado”, avança a Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), num comunicado de imprensa enviado à nossa redação.

Segundo a mesma fonte, o novo espaço, que implicou um investimento de 250 mil euros, encontra-se dividido em duas áreas assistenciais. A Consulta Externa de Psiquiatria que conta com quatro gabinetes de consulta (Médico e Psicologia) e dois gabinetes de enfermagem; e o Hospital de Dia de Pedopsiquiatria que tem quatro gabinetes (multidisciplinares), uma sala de atividades, uma copa e um refeitório.

“As Consultas Externas de Psiquiatria, dando continuidade ao que já é realizado, destinam-se aos utentes dos concelhos do Montijo e de Alcochete. Por seu turno, o Hospital de Dia de Pedopsiquiatria terá como público-alvo os utentes dos quatro concelhos da área de influência do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e inicialmente será dedicado aos adolescentes, entre os 13 e os 18 anos, começando a atividade no próximo dia 5 de agosto”, lê-se na mesma nota.

“A Psiquiatria da Infância e Adolescência tem como objetivo a promoção da autonomia e individuação; a capacitação para resolução de conflitos e problemas do quotidiano; o treino de competências sociais e a facilitação de reintegração nos diferentes sistemas de vida do jovem, trabalhando em conjunto com as famílias dentro de um setting terapêutico, que integrará uma equipa multidisciplinar. Esta nova valência será sustentada por uma equipa multidisciplinar vocacionada para a Saúde Mental Infantojuvenil, composta por Pedopsiquiatra, Enfermeiro, Psicólogos e Assistente Social, que irão contribuir para melhorar a prestação de cuidados numa população com grandes vulnerabilidades e risco de descompensação psiquiátrica. Pretende-se também que esta valência esteja o mais próximo da comunidade, promovendo-se uma articulação com outras infraestruturas como a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ARSLVT), o ACES Arco Ribeirinho, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas, etc”, avança o CHBM.

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental pretende ainda abrir este ano outra valência, no mesmo espaço, destinada à população adulta num conceito de Hospital de Dia / Área de Dia, aproveitando algumas sinergias com o Hospital de Dia de Pedopsiquiatria, dando assim resposta a adultos com perturbações psiquiátricas graves e que requeiram uma continuação de cuidados na comunidade, com vista a manutenção da sua estabilidade clínica e prevenção de recaídas.