Eugénio Fonseca tomou posse como membro do Conselhos das Ordens Mérito Civil

A tomada de posse, liderada pelo Presidente da República, realizou-se na passada sexta-feira.

O Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas conferiu posse, em cerimónia realizada no Palácio de Belém, aos vogais dos três Conselhos das Ordens, nomeadamente Conselho das Antigas Ordens Militares, Conselho das Ordens Nacionais e Conselho das Ordens de Mérito Civil.

Eugénio Fonseca foi um dos empossados como vogal do Conselho das Ordens de Mérito Civil, sendo o seu terceiro mandato neste cargo.

Compete aos Conselhos das Ordens dar parecer sobre as propostas e solicitações de agraciamento com as respetivas Ordens e propor a concessão de condecorações com as suas Ordens.

As Ordens de Mérito Civil têm o objetivo de galardoar o mérito civil, manifestado no exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial.

São três as Ordens de Mérito Civil, nomeadamente Ordem do Mérito; Ordem da Instrução Pública e Ordem do Mérito Empresarial.

A cada uma das Ordens de Mérito Civil correspondem finalidades e insígnias específicas, consagradas na Lei das Ordens Honoríficas.