André Martins estreia-se como presidente de câmara. Com 68 anos de idade, nascido em Castelo Branco, é de momento um dos autarcas mais experientes da região. Agora vai gerir a capital de distrito sem maioria.
Assumindo-se como “candidato de continuidade”, André Martins, conhecido dirigente do Partido Ecologista Os Verdes, não conseguiu segurar a ampla maioria conquistada pela sua antecessora Maria das Dores Meira, mas ganhou. Sexta-feira tomou posse e lembrou que “os eleitores reconheceram a qualidade do trabalho realizado” e voltaram a dar “prova de confiança”.
Natural de Castelo Branco, o novo edil de Setúbal foi por dez anos o número dois da anterior presidente sadina e diz-se preparado para enfrentar “uma nova realidade”, que passa por um executivo e uma assembleia municipal em minoria. “Fomos eleitos para governar”, referiu, exortando a oposição a “assumir também as suas responsabilidades”.
André Martins reside em Azeitão e é licenciado em sociologia. Já desempenhou funções de diretor de departamento de ambiente na câmara da Moita, entre 1998 e 2002, e diretor de departamento sociocultural no município de Sesimbra, de 1996 a 1998. Foi também técnico superior na Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, tendo, neste âmbito, participado na elaboração do Plano Integrado de Desenvolvimento (PIDDS).
Deputado eleito pelo PEV entre 1989 e 1995, tem um extenso currículo autárquico, tendo passado pela assembleia de freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, assembleias municipais da Guarda, Lisboa e Setúbal, cuja presidência assumia deste 2017. Antes foi vereador do município sadino entre 2002 e 2017.