Grupo de amigos e ‘craques’ do futebol de mesa vão representar Portugal na Liga dos Campeões. A equipa é constituída por seis jogadores, dois do concelho de Almada e um deles é o impulsionador da iniciativa.
É um dos jogos mais populares no nosso país. São raros os cafés onde não há, pelo menos, uma mesa de matraquilhos, à volta da qual amigos se reúnem para jogar, mas também para cumprir uma espécie de ´ritual social` de confraternização. No entanto, o almadense Pedro Oliveira pretende chegar mais longe e tomou a iniciativa de levar até Itália a bandeira nacional, para concorrer na Liga dos Campeões, pela primeira vez, nesta modalidade.
“O que impulsionou esta decisão foi, em primeiro lugar, o facto de eu ter um especial interesse pelas provas internacionais e depois percebi que não havia nenhuma equipa portuguesa a competir. Então, esta era a nossa oportunidade de reunir os amigos e de nos apurarmos para a competição. A Covid-19 impossibilitou as provas de apuramento ‘em tempo útil’ e, em conjunto com a federação nacional, a inscrição da nossa equipa foi viabilizada. A equipa Rionatura reúne um critério misto entre amizade e performance”, conta ao Semmais Pedro Oliveira.
Para o jogador, a prova é interessante não só pelo prestígio europeu, mas também pela circunstância de as mesas de jogo internacionais “serem diferentes das nacionais”, o que lhe desperta bastante interesse, uma vez que beneficia as jogadas. “Os jogadores não são de chumbo, como os que estamos habituados, são de plástico e isso é benéfico devido à minha estratégia de jogo, que não se dedica tanto à rapidez e à força, mas mais à tática. Desta forma o jogo fica mais leve”, esclarece.
Tetracampeão da modalidade faz parte da Rionatura
São seis os atletas que vão representar a nossa seleção, pela equipa Rionatura, de 19 a 21 deste mês, em Roma. Deste grupo faz parte o tetracampeão, André Mendes, também ele de Almada e que ‘transporta’ um currículo invejável de títulos.
“Fui durante quatro anos seguidos campeão nacional de futebol de mesa na vertente individual, entre 2008 e 2012, sendo que ainda nesse ano venci também o Campeonato Nacional de Pares. Estou bastante expectante para esta Liga dos Campeões e pretendemos chegar ao pódio”, avança André Mendes.
Este é também o desejo de Pedro Oliveira, que considera que Portugal está em vantagem, mas não esquece que se vão defrontar com os melhores da europa.
“As expectativas são realmente altas, apesar de ser uma primeira participação, porque temos na nossa equipa craques não só nacionais mas também mundiais. O Filipe Parreira foi várias vezes campeão do mundo júnior, o André Mendes já fez nono lugar por duas vezes no individual do mundial. Todos os outros membros já ganharam provas e em competições internacionais ficaram no ‘top 20′”, elogia o mentor da ideia.
Mário Silva, o ‘capitão’, e Márcio Ferreira, de Paços de Ferreira, juntam-se assim a André Mendes e Pedro Oliveira, de Almada, e aos lisboetas Filipe Parreira e Gonçalo Santos na equipa Rionatura.