“Fábrica dos Sonhos” quer ajudar alunos a teatralizar

Uma ferramenta para os alunos das escolas básicas trabalharem o teatro. É assim que o mentor do projeto, Bruno Frazão, caracteriza a “Fábrica dos Sonhos”.

Depois de ter estreado em 2017, no Forum Luísa Todi, em Setúbal, e de ter andado por vários palcos o musical “Fábrica dos Sonhos”, um projeto com textos de Bruno Frazão e músicas de Artur Jordão, passa agora para o Kit de Teatro destinado às escolas básicas da região.

O kit inclui todo o conteúdo do espetáculo, ou seja, textos, partituras, CD com os temas do musical, o prefácio de Natália Abreu e a crítica do João Pereira Bastos, o ex-diretor do Luísa Todi, onde o projeto se deu a conhecer ao público, permitindo que seja representada “uma peça de teatro caseira ou nas escolas”.

Bruno Frazão, diretor da Companhia de Teatro de Setúbal, a entidade que investiu no projeto, à fala com o Semmais realçou que a finalidade é “perpetuar a história da “Fábrica dos Sonhos”, que esteve durante um ano em cena, sempre com uma grande adesão da parte do público, e que pretende passar, a toda a família, uma mensagem sobre a vida e o desenvolvimento das crianças”.

Além disso, e para colmatar “uma lacuna existente a nível de escrita teatral, segundo sublinha Bruno Frazão, uma vez que “existem poucos guiões disponibilizados sobretudo para a área da infância, pretende, também, que nas escolas, nos infantários e até mesmo em casa, a história possa ser representada e cantada por professores, educadores e família”.

Com o selo das Edições Virgula, e um preço de 13,50 euros, os 250 exemplares do Kit de Teatro “Fábrica dos Sonhos” estão orçados em 3,500 euros e contaram com os apoios financeiros do município setubalense, da União das Freguesia de Setúbal, entre outras entidades e empresas, ajudas essas que “não chegaram para pagar a totalidade do investimento”: “Vamos, portanto, vender o kit na esperança de que possamos angariar algumas receitas, não só para colmatar as despesas que o projeto teve, mas, também, para contribuir para impulsionar outras atividades da Companhia de Teatro de Setúbal”, explica o mesmo responsável.

Para adquirir o kit, o público poderá aceder ao site do Sítio do Livro, através do email actas.setubal@hotmail.com ou do número de telemóvel 937 189 555, isto enquanto decorrem negociações com papelarias da cidade para que a obra também possa ser comprada nesses locais.

“Fábrica dos Sonhos” é apresentado aos convidados e patrocinadores hoje, às 16h30 e às 18h30, no McDonald´s Drive e na Casa da Cultura, respetivamente, em Setúbal.