Alunos do IPS criam apps para ajudar cuidadores de doentes com Alzheimer

Para este projeto, os alunos juntaram-se num curso-piloto a dez cuidadores informais, três profissionais de saúde e quatro profissionais ligados à área das TIC.

Onze alunos finalistas de licenciatura das áreas das Ciências da Saúde e da Engenharia Informática desenvolveram três aplicações para smartphone que tem como objetivo ajudar os cuidadores informais de doentes com Alzheimer.

Para este projeto, os alunos juntaram-se num curso-piloto a “dez cuidadores informais, três profissionais de saúde e quatro profissionais ligados à área das TIC”, avança o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Durante quinze semanas, esta equipa trabalhou em conjunto e conseguiu desenvolver três apps – Care-Coach, Rent-a-Care e MediControl – com recurso a “evidência científica”. Rent-a-Care servirá para por em contacto os cuidadores informais com profissionais de saúde e a MediControl actua na área da “gestão de medicação” para os doentes com Alzheimer.

Estas aplicações foram criadas no âmbito da iniciativa europeia Co-Care (Co-Created ICT Solutions for Alzheimer’s Informal Caregiving), financiado pelo programa de ensino Erasmus+, e onde também participaram universidades e entidades de tecnologia e saúde de Espanha, Reino Unido e Bélgica.

O curso piloto que levou ao desenvolvimento das apps continua ativo até 2022 para cumprir mais dois objetivos: criar um kit para os cuidadores que irá auxiliar na escolha de soluções tecnológicas adequadas a cada situação; e a implementação de “comunidade de prática online”, que vai dar apoio à comunidade cuidadores, médicos e doentes.