Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal avança em 2022

O edifício tem um valor de 4,5 milhões de euros e o custo total da iniciativa é de 9,8 milhões. Terapia da fala, fisioterapia e enfermagem serão áreas em destaque no Instituto Politécnico de Setúbal.

A Escola Superior de Saúde, integrada no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) deverá tornar-se uma realidade a partir do próximo ano, altura em que deverão ter início das obras de construção do edifício. O protocolo para que, por fim, o processo avance, foi assinado a 10 de dezembro, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao todo, o projeto envolve um montante na ordem dos 9,8 milhões de euros, dos quais 4,5 milhões serão aplicados na construção do edifício, conforme explicou ao Semmais o presidente do IPS, Pedro Dominguinhos. “No início de 2022 iremos promover as alterações ao projeto já aprovado e, se tudo correr como previsto, será ainda no próximo ano que os trabalhos se irão iniciar”, disse.

O presidente do IPS acrescentou que a necessidade de se fazerem alterações ao projeto tem a ver, sobretudo, com o facto de atualmente se pretender valorizar os espaços abertos e de partilha, em detrimento das zonas mais recatadas e de gabinetes concebidos aquando da conceção inicial.

A Escola Superior de Educação de Setúbal é uma ambição antiga dos responsáveis do IPS, os quais esperam ter entre 850 a 1.000 alunos no edifício a criar. “Não temos espaço para acolher todos os estudantes interessados em enveredar pelas áreas de Saúde”, adiantou Pedro Dominguinhos, salientando que com este novo projeto “é o distrito de Setúbal que progride e ganha”. “Será determinante para obtermos mais qualificação e para que a região se torne mais competitiva e inclusiva”, acrescentou.

Pedro Dominguinhos explicou depois que a terapia da fala, a fisioterapia e a enfermagem serão algumas das áreas onde irão ser feitas grandes apostas, uma vez que permitem possibilidades de emprego aos futuros licenciados, os quais poderão eventualmente vir a usufruir de diversos estágios e ações de formação em estabelecimentos com quem venham a ser firmados acordos de colaboração.