O grupo, que funde o fado e o flamenco, lançou sexta-feira um novo original totalmente em castelhano. “Báilalo” foi produzido em Espanha, por um dos melhores produtores deste género musical.
“Báilalo” estreia esta sexta-feira em todas as plataformas digitais e assume-se como uma grande produção, tanto em termos musicais como da realização do videoclipe. A produção e composição musical ficou a cargo do conceituado espanhol Luis de Perikin, que já colaborou com grandes nomes como Paco de Lucia, India Martinez, Ninã Pastori, Diego El Cigala.
“Este tema surge de uma profissional produção que quis fazer, em Jerez de La Frontera, Espanha, com um dos melhores produtores musicais de flamenco. Já seguia o seu trabalho há muito tempo e quando pensei em avançar com esta produção contactei-o, disse-lhe o pretendia, e foi assim que nasceu o nosso ‘Báilalo’”, conta ao Semmais Paulo Maia Matilde, responsável e guitarrista de flamenco do grupo.
Segundo o artista, este tema “pretende transmitir o lado mais flamenco e latino do grupo” passando essa energia para o público, “através da alegria, do ritmo, do salero e também do baile flamenco”, que é uma das grandes novidades deste original.
Com a produção do videoclipe, totalmente idealizada por si, este produto é a afirmação do trabalho que o jovem setubalense tem vindo a fazer com o projeto, desde a sua restruturação. “Sabia desde o início que este era o ponto de partida, desde a imagem, até ao ‘vincar’ da nossa linguagem, quando decidi reforçar a nossa essência e raízes musicais”, diz, afirmando que “Báilalo” é a “realização de um sonho”.
Desde que abraçou o projeto, a ideia de Paulo Maia Matilde “passou sempre por lançar um tema original em castelhano”, porque até então tocavam músicas em espanhol, mas covers transformados ao estilo do grupo.
Já para a vocalista, Lúcia Mourinho, este tema é a junção dos “dois mundos” que a representam. Para além da voz, que vem do fado e que entrega ao projeto, é também bailarina profissional de flamenco e, no caso deste trabalho, assumiu também a coreografia do videoclipe.
“Para mim o ‘Báilalo’ é a definição do que sou, até porque a vida não teria o mesmo sabor se não dançasse. É uma música vibrante, cheia de cor e movimento. Desde o primeiro segundo que me conectei com este single de forma visceral, portanto creio não ser possível ficarem indiferente a esta música que, para além de ser ritmicamente apaixonante, fala de esperança, de olhar a vida com leveza e de viver com intensidade”, afirma a jovem natural do Montijo.
Como tem vindo a ser frequente, a Casa Ermelinda Freitas também está presente neste videoclipe.