Montijo aposta na mobilidade ‘verde’ com 300 trotinetas elétricas

Município espera que o uso das trotinetas contribua para uma melhor mobilidade urbana e para a descarbonização da economia ou dos transportes. Caso a aceitação seja positiva, serão instaladas, também, bicicletas elétricas. 

Daqui a duas semanas, os montijenses já poderão circular na cidade de uma forma mais económica e amiga do ambiente. O município acaba de aderir à instalação de 300 trotinetas elétricas, com a empresa Bolt, tendo o projeto sido aprovado este mês em sessão pública.

Nuno Canta, presidente da câmara, adiantou ao Semmais que “faz todo o sentido” a cidade do Montijo abraçar este tipo de transporte. “As cidades, no mundo inteiro, estão a fazer, cada vez mais, um trabalho intenso na mobilidade urbana, mais suave e elétrica, por questões de descarbonização da economia ou dos transportes e com um maior respeito para com o ambiente”, disse.

Caso haja “boa adesão”, o projeto das trotinetas poderá ser ajustado às necessidades, estima o edil, acrescentando que, “eventualmente, o município poderá avançar, também, para a implementação do sistema de bicicletas elétricas, se houver mercado para isso”.

Em toda a cidade, irão ser montados dez pontos de estacionamento das trotinetas, nomeadamente no Cais do Seixalinho, na Escola Secundária Jorge Peixinho, junto ao Hospital do Montijo, no mercado municipal, no terminal dos TST, na Praça da República, nas Colinas do Oriente, na Escola Secundária Joaquim Serra, na zona das Portas da Cidade e, também, na envolvente ao Centro Comercial Alegro.

“Esperemos que estas trotinetas sejam um elemento de mobilidade para todos os cidadãos”, vinca Nuno Canta, relembrando que a partir de junho entrarão em funcionamento no concelho, também, os novos autocarros da Carris Metropolitana. Além do mais, o edil sublinha que a câmara tem vindo a apostar, assim, numa mobilidade “sustentável e inteligente” não esquecendo a construção de percursos pedonais e cicláveis que já estão a ser utilizados pela população em todo o concelho.