A Baía do Tejo, no Barreiro, vai ser, durante todo o dia de amanhã, a catedral do Dia Internacional dos Arquivos na Margem Sul. Há tesouros e memórias a merecer uma visita prolongada.
O Dia Internacional dos Arquivos, que se comemora amanhã, dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, vai ‘invadir’ a Cidade dos Arquivos, na Baía do Tejo, Barreiro, numa comemoração que inclui um programa diversificado, com exposições, visitas guiadas, sessões de vídeo e performances artísticas.
Sob o mote “Venha ao Barreiro conhecer o seu país”, a mega-iniciativa inclui a exposição “Os Tesouros dos Arquivos”, no espaço da Administração dos Portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, que mostra os segredos mais bem guardados dos cinco espaços ali instalados: O Arquivo dos portos de Lisboa, Sesimbra e Setúbal, o Centro de Documentação do Museu Industrial da Baía do Tejo, o Arquivo Ephemera, o Espaço Memória e Arquivo da Fundação Amélia de Mello.
Será ainda possível visitar os espaços do Colectivo SPA e PADA Studios e assistir à exibição do filme “Cartografia em Três Tempos”, de Inês Costa e Mário J. Negrão, filmado no Barreiro.
Pacheco Pereira, da Ephemera, destaca que “a relevância dos arquivos e dos documentos que se encontram em cada um deles não se restringe ao Barreiro, é, claramente, de âmbito nacional”.
Os arquivos também necessitam de vida, e é por isso que a Cidade dos Arquivos coloca os arquivos a comunicar entre si, com a academia, com os artistas, com o Barreiro, com o mundo. Aproveite este dia e venha passar connosco momentos únicos e inesquecíveis, através de uma programação com exposições, visitas guiadas, feira do livro, exibição de filmes, entre outras iniciativas, é o repto lançado.