Porto de Sines marca presença em cimeira da energia em Tóquio

Missão à capital japonesa espera promover o complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines e atrair investidores para os setores de gás natural, gases renováveis e projetos industriais descarbonizados ou eletrificados

 

O Porto de Sines participa na Japan Energy Summit 2022, uma cimeira de energia que está a decorrer em Tóquio até ao próximo dia 4. Este compromisso na capital japonesa foi promovido no âmbito da iniciativa Invest in Alentejo, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), contando ainda com a participação da aicep Global Parques, entidade gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

A missão levada à cimeira tem como objetivo, de acordo com o comunicado da Administração dos Portos de Sines e Algarve, “promover o complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines enquanto um hub europeu de produção e comercialização de hidrogénio e amónia verdes, e atrair investimento infraestruturante nos setores de gás natural e gases renováveis, bem como projetos industriais descarbonizados e/ou eletrificados”.

A Japan Energy Summit, encontro de referência na área, aborda temáticas como o gás natural e gases renováveis (NH3 – Amónia e H2- Hidrogénio), áreas de particular interesse para o Porto de Sines, já que, segundo a APS, “o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines corporiza a prioridade nacional portuguesa de transição energética, perfeitamente alinhado com a concretização da transição verde prevista no plano estratégico do Porto de Sines”.

A viagem ao Japão não se fica pela participação na referida cimeira. De acordo com a APS estão previstos encontros com diversas empresas, com especial destaque para “a Kawasaki Heavy Industries, responsável pelo Terminal de Hidrogénio Liquefeito no Porto de Kobe, no Japão, e a Tokyo Gas, a maior empresa do mundo de infraestruturas de Gás Natural e Gás Natural Liquefeito”.