Vem aí a grande Festa do Teatro de Setúbal

Organização fala em “ambição renovada” e apresenta dezenas de espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, estreias, tertúlias, sessões de cinema e concertos

 

Sobe o pano e aí está a XXIV Festa do Teatro, mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal. Entre os dias 18 a 27 de agosto, duas dezenas de espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, tertúlias, sessões de cinema e concertos preenchem o variado e extenso programa do emblemático certame organizado em parceria pelo Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal de Setúbal.

“Mantém a determinação e energia de sempre”, afirmou José Maria Dias, diretor artístico do Festival, durante a apresentação do Festival. Ainda assim, o diretor artístico referiu, “vamos com a nossa ambição renovada”, depois das duas últimas edições, embora se terem realizadas, ficado muito marcadas pelas condicionantes da pandemia. Emocionado, José Maria Dias, referiu e agradeceu o apoio recebido, “tão importante”, ao longo dos 24 anos em que o festival já se realizou.

Pedro Pina, vereador da câmara de Setúbal com o pelouro da cultura, reconheceu a importância do Festival e o trabalho do Teatro Estúdio Fontenova. “Para o ano o Festival faz 25 anos e quase um quarto de século é obra, principalmente num país em que as artes são encaradas como uma espécie de parente pobre”, afirmou o autarca.

A abertura do Festival está marcada para as 18h00 do próximo dia 18 no Convento de Jesus, que, além da habitual sessão solene, terá um apontamento musical do grupo Delamotta, um projeto dos irmãos Gonçalo e João Mota, a que se juntaram B.Oliveira e Renato Sousa.

 

Festival descentralizado e com cinco estreias

O diretor artístico destacou a descentralização promovida nesta edição do festival, nomeadamente com eventos na freguesia de São Sebastião, mais concretamente no Jardim de Monte Belo e na Escola Secundária de D.João II, que recentemente assinou um protocolo com a companhia de teatro, Teatro Estúdio Fontenova. Além destes espaços, a Festa do Teatro chega à Escola Secundária Sebastião da Gama, Fórum Municipal Luísa Todi, Casa d’Avenida, Parque do Bonfim, Pátio da Casa e Sociedade Musical Capricho Setubalense.

José Maria Dias optou por não destacar nenhum espetáculo em particular, preferindo afirmar que “todos têm uma qualidade superior que merecem a mesma atenção”. Ainda assim, do vasto e interessante programa, abriu a porta às cinco estreias que acontecem.

Os estreias são: “Proibido Virar à Esquerda”, pelo Grupo Cru, no dia 19, às 22h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama; “O Acampamento das Carmens” pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, dia 21, às 22h00, na Escola Secundária D. João II; “Amijik”, pelos Cães do Mar e SejaDonodoSeuNariz, com sessões às 19h00 e às 19h45 na Escola Secundária Sebastião da Gama;  Noite – Homilia para um Perdão”, de Carla Madeira, às 19h00, e “Má Sorte”, por Buzico!Produções, Umcoletivo e CAE Portalegre, às 22h00, ambas no dia 26 e na Escola Secundária Sebastião da Gama.

A Festa do Teatro contempla também uma Secção Oficial com 11 espetáculos de cénicos, a Secção Off Mais Festa com 9 apresentações, das quais quatro entram também a concurso. A não esquecer, a extensão do festival, que acontece em setembro, com um espetáculo da Companhia de Teatro do Algarve no Fórum Municipal Luísa Todi. Assinala-se ainda a realização de uma mostra de curtas-metragens e de três concertos.

Ainda na programação, especial atenção ao encontro de conversas promovido sob a temática “uma lente para o futuro”. “Queríamos dar espaço e promover os jovens da área e colocá-los a debate as suas perspetivas no teatro e sobre o futuro do teatro”, explicou José Maria Dias

Os espetáculos da Secção Oficial têm bilhetes a oito euros para o público em geral e a seis euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor.

Já na Secção Mais Festa, diversas apresentações são de entrada livre. Ainda assim, pode ser solicitada ao público uma gratificação solidária para os artistas ou intervenientes dos espetáculos.

O Festival tem pela primeira vez um site oficial próprio (anteriormente estava inserido no site da companhia Teatro Estúdio Fontenova), onde podem ser consultadas todas informações, assim como a sua programação completa.