Atleta está grato pela forma como tem sido tratado e acarinhado e está motivado para conquistar mais títulos e recordes
O campeão do mundo e olímpico de triplo salto, Pedro Pichardo, foi homenageado, na passada tarde, pela câmara de Setúbal no Complexo Municipal de Atletismo do Vale da Rosa, local onde o atleta faz os seus treinos.
Depois de já ter sido homenageado por ocasião do seu título olímpico, conquistado no passado ano em Tóquio, a recente conquista do título mundial, em Eugene no Estados Unidos, motivou mais uma homenagem para aquele que é já considerado um “superatleta”.
“Sinto-me grato pela forma como todos me receberam e me tratam. Portugal é o meu país”, afirmou Pedro Pichardo, em declarações à comunicação social presente na cerimónia.
O atleta, que representa o Sport Lisboa e Benfica, também reconheceu o apoio da autarquia e as condições que lhe são dadas para se preparar para as competições. “Setúbal e o Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal são como a minha casa. Passo muito tempo aqui, com todas as condições que preciso. Treino de segunda a sábado e tenho dias que venho cá durante a manhã e à tarde. Cinco, seis horas. Chego a passar mais tempo na pista do que na minha própria casa”, referiu.
Pedro Pina, vereador da câmara de Setúbal com o pelouro do desporto, referiu o orgulho que a cidade tem em ser casa e palco da preparação de Pedro Pichardo. “É um privilégio ter em Setúbal o melhor do mundo no triplo salto”, afirmou. O vereador destacou ainda a força inspiradora que o campeão olímpico passa para os atletas do futuro. “Ter Pedro Pichardo a ser um exemplo inspirador para os nossos jovens é algo que nos enche de orgulho e que motiva a trabalhar cada vez mais”, sublinhou o autarca.
Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, não pôde deixar de reconhecer e enaltecer mais este “grande resultado para o atletismo português”. O responsável destacou ainda a importância de Pedro Pichardo para o futuro da modalidade. “Um atleta que ganha títulos e medalhas abre portas para que outros também possam singrar.”, considera o presidente da Federação.
No âmbito desta cerimónia foi descerrada uma placa de consagração a propósito do mais recente feito desportivo do atleta, a qual está numa das paredes do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal juntamente com outra pela conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
O evento contou ainda com a presença de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, Paulo Frischknecht, presidente da Fundação do Desporto, Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, e Ana Oliveira, em representação do Sport Lisboa e Benfica, assim como de autarcas do Executivo municipal, presidentes de juntas de freguesia e membros da Assembleia Municipal.
De olhos postos nos 18,29 metros
Apesar de ter já conquistado vários títulos e ser considerado o melhor atleta de triplo-salto no mundo, ambição é coisa que não falta a Pedro Pichardo. “Treino sempre para ganhar. Só penso na vitória e isso motiva-me”, afirmou o triplista.
O atleta tem já os olhos colocados no próximo Campeonato da Europa, que se realiza entre os próximos dias 15 a 21 em Munique, mas acima de todo no recorde do mundo de triplo salto, colocado nos 18,29 metros pelo britânico Jonathan Edwards. “É um objetivo e não um sonho. Um sonho é algo que está distante, difícil de alcançar. No meu caso, é um objetivo e é para isso que trabalho. Agora é esperar que aconteça.”, reiterou Pedro Pichardo.
Em 2018, Pedro Pichardo tornou-se o detentor do recorde nacional de triplo salto e da melhor marca mundial do ano ao saltar 17,95 metros, que superou em 2021 em Tóquio, com 17,98. Meses depois, sagrou-se campeão da Diamond League pela primeira vez na sua carreira, conquistando o título no meeting de Bruxelas de 2018.
Foi nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no passado ano, que o atleta atingiu o ponto mais alto da sua carreira, ao conquistar o título olímpico, a que se juntou agora o mundial, conquistado em Eugene, depois de este ano, ter sido vice-campeão mundial em pista coberta, na Sérvia.