Sempre com grandes nomes internacionais em cartaz, o SeixalJazz está de regresso com concertos no Forum e no SeixalJazz Clube. São doze espetáculos, um dos quais com Monty Alexander, um dos melhores pianistas de todos os tempos.
Com uma programação que abrange diferentes estilos e linguagens do jazz, a edição do Festival Internacional SeixalJazz de 2022 decorre de 13 a 22 de outubro e pretende continuar a “agradar ao público que já fidelizou e, simultaneamente, contribuir para a sua renovação e continuidade nos próximos anos”, começa por dizer ao Semmais, Paulo Silva, o novo presidente do município.
No total, a programação do evento contempla doze concertos, ou seja, seis no Forum do Seixal, sempre às 22h00, e outros seis no âmbito do SeixalJazz Clube, onde terão lugar duas sessões, uma às 23h00 e outra à meia-noite.
Os artistas internacionais deste ano são o pianista jamaicano Monty Alexander, considerado um dos melhores pianistas de todos os tempos; o pianista italiano António Faraò; o trompetista norte-americano Ambrose Akinmusire, amplamente galardoado e considerado um dos mais talentosos da sua geração; e a norte-americana Samara Joy que, com apenas 22 anos, é já considerada pela crítica especializada como uma das cantoras mais promissoras do jazz norte-americano.
Artistas nacionais levam a palco novos trabalhos
Como novidade, são retomados os concertos no SeixalJazz Clube que, devido à pandemia, não se realizaram nas duas edições anteriores. Trata-se de um espaço que pretende recriar um clube de jazz, de ambiente informal, e que apresenta um cartaz que privilegia a apresentação de grupos nacionais, na Timbre Seixalense. “O programa deste ano reúne alguns dos mais talentosos e dinâmicos músicos de jazz nacionais da atualidade que apresentarão, na maioria dos casos, trabalhos editados recentemente”, revela o autarca.
Paulo Silva, ao fazer um balanço do SeixalJazz, afirma que se trata de “um dos festivais de jazz mais antigos no contexto nacional” que conseguiu “fidelizar público e contribuiu para a divulgação deste estilo musical e para a formação de públicos”.
Devido à relevância da programação que tem vindo a apresentar, com alguns dos mais relevantes músicos do jazz internacional, não esquecendo os novos valores, o evento, nas palavras do autarca, “tornou-se numa referência entre as iniciativas culturais realizadas na Área Metropolitana de Lisboa e, progressivamente, nos contextos nacional e internacional”.
Os bilhetes têm o custo de doze euros, mas existem descontos para jovens, reformados e funcionários das autarquias do Seixal. A assinatura, para todos os dias do evento, orça em 60 euros. Já os espetáculos do SeixalJazz Clube são gratuitos, consoante a lotação do espaço.








