Grândola espera atrair mais de 12 mil visitantes à Feira do Chocolate

A fachada da Santa Casa da Misericórdia de Grândola vai ser construída ao vivo por especialistas em esculturas à base de chocolate. Está garantida, ainda, muita animação num evento com sessenta expositores e que é aguardado com grandes expetativas.

O evento mais doce do ano e de todo o Litoral Alentejano, a XIV Feira do Chocolate, decorre entre esta sexta-feira e domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola. Com um investimento a rondar os 79 mil euros, o certame deste ano é dedicado ao Cante Alentejano e ao S. Martinho e conta com 60 expositores.

Ao longo dos três dias da iniciativa, os milhares de visitantes esperados vão poder assistir a espetáculos de performance, manipulação de fogo e animação circense, não faltando o teatro, a magia e os concer- tos de rua. “Quem andar pelo recinto do certame vai, ainda, cruzar-se com os Gigantones de Chocolate e as Estátuas Vivas”, realça a organização, a câmara de Grândola. Já os mais novos, podem, ainda, entrar na Casinha de Chocolate e participar nas atividades diárias, andar nos carrosséis e nos insufláveis.

Os showcookings de chocolate, com os chefs a apresentarem as suas especialidades, foram reforçados, e, no recinto, como habitualmente, irá ser construída em chocolate uma escultura que simboliza a fachada da Santa Casa da Misericórdia de Grândola, por Marlene Alexandre e Humberto Lavos.

O município grandolense encara esta edição com grande expetativa: “Sendo um evento pós pandemia, estamos certos de que o retorno será muito positivo e que a afluência de público será garantida. Esperamos ultrapassar os cerca de doze mil visitantes das edições anteriores”.

Pedro Mestre, um dos nomes maiores da viola campaniça, é o cabeça de cartaz e sobe ao palco esta sexta-feira, às 22h00. O concerto conta com a participação especial do Grupo Coral Vila Morena. Amanhã é a vez dos Sangre Ibérico, com cheirinho a fado e flamenco.

A câmara não tem dúvidas de que o evento “está consolidado” no panorama cultural da vila. “O cartaz recheado de animação, os vários expositores, em que a qualidade do chocolate impera, não esquecendo o programa de chefs de renome para os sete showcookings, reforçam esta ideia”, afirma a autarquia. Além disso, tem-se notado pedidos de “antigos e de novos” expositores para participarem no certame, sendo que o mesmo contribui, também, para a “quebra da sazonalidade turística”.