Sadinos foram superados pela equipa da Segunda Liga já em horas extra, depois de um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Vitória FC deslocou-se na tarde do passado sábado a Penafiel para disputar um lugar nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, procurando igualar a prestação do ano passado na competição.
Os sadinos já tinham eliminado duas equipas de escalões superiores nesta edição, a Sanjoanense (da Liga 3) e o Leixões (da Segunda Liga), portanto a motivação para causar mais uma surpresa, era, naturalmente, enorme.
Para esta partida, a equipa orientada por José Pedro apresentou-se com: Tiago Neto (guarda-redes), Joel Monteiro, Lourenço Henriques, Tiago Duque, Ézio Pinto, António Montez, Mauro Antunes, Caleb, Zequinha, Heliardo e João Marouca.
Os sadinos não podiam ter pedido melhor início na partida, já que com menos de um minuto de jogo abriram o marcador, beneficiando de um auto-golo de Leandro Teixeira.
A equipa de Setúbal até estava bem na partida, mas o Penafiel começou a encontrar as suas dinâmicas e a dominar a partida, chegando ao empate, ao minuto 37, por André Silva.
Penafidelenses e setubalenses foram para as cabines, naquela em que foi uma tarde bem fria, com o resultado em 1-1.
No regresso para a segunda-parte, Robinho conseguiu desatar o nó e colocar fim a um período mais morno na partida, confirmando a reviravolta no marcador para a equipa da casa, quando passava o minuto 61.
A equipa do Vitória não baixou os braços e foi atrás do resultado, procurando empatar a partida, de forma a reentrar na eliminatória. E a sorte voltou a sorrir aos sadinos, já que iriam beneficiar de novo auto-golo, que empatou a partida ao minuto 77, desta feita por Rúben Freitas.
Terminados os 90 minutos e com o resultado em 2-2 foi necessário prolongamento.
Nos 30 minutos extra, o Penafiel conseguiu encontrar, de forma decisiva, as redes do Vitória, com o avançado brasileiro Gabriel Barbosa a marcar o tento que daria o triunfo ao Penafiel, ao minuto 96.
Até ao fim da partida, o Vitória tentou chegar à baliza do Penafiel, conseguindo colocar a bola várias vezes na área do emblema visitado, mas sem nunca ameaçar efetivamente o guardião Manuel Baldé, despedindo-se assim da Taça de Portugal.
Com a eliminação do Vitória FC, o distrito deixa de ter representantes na atual edição da Taça de Portugal.