Triunfo frente ao Real SC vale regresso à liderança

Vitória FC deu pontapé na crise, depois de duas derrotas consecutivas, e golos de Heliardo e Joel Monteiro confirmaram o regresso aos triunfos numa tarde chuvosa no Bonfim.

O Vitória FC recebeu na tarde de ontem o Real SC, em partida a contar para a 15ª jornada do Campeonato de Portugal. Os sadinos procuravam voltar às vitórias, depois de terem averbado duas derrotas consecutivas, frente a Elvas e Louletano respetivamente, que resultaram na perda da liderança para o Moncarapachense.

Para esta partida, apresentaram-se no 11 inicial do clube setubalense: Tiago Neto, Lourenço Henriques, António Montez, Gonçalo Maria, Joel Monteiro, Tiago Duque, Mauro Antunes, Caleb, Dani, Diogo Sequeira e Heliardo.

Já o emblema forasteiro, orientado por Jorge Prazeres, começou no Bonfim com: Valter Manaia, Rogério Fernandes, Bruno Oliveira, Adjackson Ramos, Gabriel Saalfeld, Luca van der Gaag, Abdul Ibrahim, Gonçalo Silva, Luisinho, Ivanildo Siga e Kinglord Safo.

O Vitória entrou na partida de forma intensa e dinâmica, procurando desde cedo ferir o Real SC, aproximando-se com facilidade da área do emblema visitado, sobretudo a partir da direita, recorrendo a combinações entre Caleb, Joel Monteiro e Diogo Sequeira.

Contudo, foi através de um canto que os sadinos provocaram a primeira oportunidade do jogo e que mudaria o rumo da partida. Após alívio incompleto do guarda-redes Valter Manaia, a bola foi pingando na área, até sofrer o desvio de Heliardo para a baliza que só não se transformou em golo porque Abdul Ibrahim desviou o esférico com a mão, obrigando o árbitro a marcar grande penalidade e a expulsar o jogar ganense. Da marca dos 11 metros, Heliardo não desperdiçou e fez o seu quinto golo na temporada e torna-se, a par de Diogo Sequeira, o melhor marcador dos sadinos na temporada.

Em superioridade numérica, também mais dinâmicos e assertivos, o domínio do Vitória acentuou-se e, até ao intervalo, foram várias as ocasiões para aumentar a vantagem. A primeira logo aos 12 minutos, com Tiago Duque a atirar rasteiro, à entrada da área, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste esquerdo direito da baliza forasteira. Logo a seguir, Dani testou a atenção de Valter Manaia, com novo remate fora da área, com o experiente guardião a sacudir para canto.

O domínio dos sadinos ia-se acentuando e as oportunidades começavam a amontoar-se, mas sem a devida concretização, para desespero dos adeptos sadinos. Ao minuto 21, Diogo Sequeira ganha espaço na área, após boa combinação com Caleb, mas viu o golo a ser negado por Valter Manaia, que começava a sobressair nas redes do Real SC.

Já perto do intervalo mais três grandes ocasiões para o emblema da casa. Primeiro, aos 42 minutos, António Montez, já dentro da área, servido por Dani, atirou de primeira, mas voltou a esbarrar no guarda-redes forasteiro, que defendeu para canto. Quando não era Valter Manaia, era a pontaria que não estava calibrada. Diogo Sequeira, já em cima do intervalo, atirou ao poste de cabeça, de um excelente cruzamento de primeira, com o pé esquerdo, de Dani. Quando não eram o guarda-redes e os ferros, era a defesa do Real que impedia novo golo do Vitória. No último lance da primeira parte, um livre, batido de forma rápida pelos sadinos, isola Diogo Sequeira que assiste Caleb, mas o médio brasileiro vê a defesa do Real cortar a bola que já ia com selo de golo para as redes.

Já na segunda parte, continuava a mesma toada com o Vitória à procura de aumentar a vantagem e de chegar à tranquilidade na partida. Esse momento podia ter sido atingido ao minuto 58, mas Heliardo, na sequência de um canto batido de forma curta, viu o seu cabeceamento certeiro ser anulado por fora-de-jogo.

Depois de vários minutos de insistência e domínio, os sadinos conseguiram aumentar a vantagem através de Joel Monteiro, ao minuto 70, aproveitando um corte incompleto do guarda-redes do Real SC.

Com este triunfo o Vitória FC regressa à liderança da série D do Campeonato de Portugal, agora com 32 pontos, beneficiando da derrota do Moncarapachense frente ao Fabril do Barreiro no Estádio Alfredo da Silva.

No próximo fim-de-semana os emblemas medem força no Algarve numa aguardada disputa pela liderança da competição.