Milhares de visitantes esperados para o São Pedro no Seixal

Nos próximos dez dias antevê-se muita animação, com um programa de concertos, mas também tradições, onde se destacam as marchas populares e a procissão em honra do santo padroeiro.

Até dia 30 deste mês São Pedro é a atração no Seixal com a realização das Festas Populares dedicadas ao padroeiro do concelho. A partir desta sexta-feira – tendo como epicentro o Parque Urbano da Quinta dos Franceses, mas alastrando-se também a outros pontos da freguesia – vive-se uma autêntica simbiose entre a tradição popular e o simbolismo religioso, a que se juntam muita folia, a promoção do trabalho do movimento associativo local e ainda um forte programa de concertos musicais.

“As Festas Populares de São Pedro são as primeiras do calendário de festas populares do concelho e recebem, em todas as edições, artistas nacionais e do concelho e milhares de visitantes num ambiente de confraternização, alegria e muita cultura. São 10 dias de muita música, tradições, gastronomia, artesanato, além do habitual Desfile Náutico Baía do Seixal e da procissão alusiva ao santo padroeiro”, sublinha ao Semmais, Paulo Silva, presidente da câmara do Seixal ao Semmais.

Antevendo mais uma grande edição, o autarca destaca a aposta num cartaz diversifi cado, que procura chegar com sucesso aos diferentes tipos de público. “Tal como em anos anteriores, tivemos a preocupação de construir um programa eclético, dirigido a todas as idades e para todos os públicos, e que conta com a participação das forças vivas locais. Com o melhor da cultura local e nacional, o programa dá a conhecer os valores artísticos do concelho, ao mesmo tempo que traz ao palco os principal nomes conhecidos da música nacional em espetáculos com entrada livre. O objetivo fi nal é construir uma grande festa onde todos se sintam bem”, refere o edil.

O principal atrativo do certame acaba por ser a grande aposta nos concertos protagonizados por referências do panorama artístico nacional. Nesse sentido, atuam no Parque Urbano da Quinta dos Franceses, artistas como Bispo (dia 22), Malabá (23), Piruka (27), Anjos (28), Soraia Ramos (29) e David Carreira (30). Pelo palco principal vão ainda passar outros nomes, mais associados ao trabalho a nível local, como Vozes do Atlântico, a Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense e I’m a Rock Star (com o espetáculo Cantar Abril) e Talentos sem Fronteiras. Ainda no campo da oferta musical, no Largo da Igreja, estão programados outros espetáculos, desta feita promovidos pela União das Freguesias de Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, com o Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, o Desfi le Etnográfi co de Grupos de Folclore, o Festival de Folclore do Rancho Honra e Glória de Arrentela, F3, Dilema, Novos Talentos, Banda da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, Coral Alentejano dos Serviços Sociais, Vítor Paulo Trio, Baile Popular de São Pedro, Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica União Seixalense e Grupo Coral Os Gralhas.

As marchas constituem também um momento muito aguardado e de especial destaque. Está marcado o início do desfi le das Marchas Populares das Escolas do 1.º ciclo e Jardins de Infância da rede pública, logo às 21h00 desta sexta-feira, com saída do pavilhão do Seixal Clube 1925. O desfi le tem passagem pela Rua da União, Rua Paiva Coelho e Praça 1.º de Maio, com destino à Avenida da República, onde decorrerá a apresentação. A animação das marchas populares volta às ruas no dia 28, com um desfi le pelas ruas e apresentação no Largo da Igreja.

Outro dos pontos altos destas festas, na vertente mais religiosa, é a tradicional procissão em honra a São Pedro. Organizada pela Paróquia do Seixal, passará pelas ruas da cidade, com a imagem do santo padroeiro dos pescadores a ser acompanhada pelas forças vivas do concelho, a banda e muitos fiéis.