Feira das Atividades Económicas de Alcácer do Sal vai reunir 80 expositores, numa edição novamente marcada pela grande aposta no cartaz musical.
Alcácer do Sal é palco, entre esta sexta-feira e segunda-feira, da XXXII edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas, que decorre no Parque Urbano 25 de Abril, onde o grande atrativo é a programação musical. Este ano a aposta passa pela internacionalização, trazendo ao município Paula Fernandes, a cantora brasileira que conta com milhões de discos vendidos e venceu de dois Grammy Latino. Mas no palco apresentam-se ainda artistas nacionais de referência como Fernando Daniel e os Calema.
“Trata-se do maior evento do município de Alcácer do Sal. Tem uma procura cada vez mais forte e isto também representa o sucessivo investimento que a câmara tem vindo a fazer. O programa musical, por exemplo, é fortíssimo, para aquilo que estamos habituados aqui no Litoral Alentejano”, sublinha ao Semmais, Vítor Proença, presidente da autarquia.
Paralelamente, a PIMEL não deixa de promover as atividades de entidades, associações, empresas e artesãos locais, com destaque para os produtos endógenos como são o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite, o vinho e ainda a doçaria tradicional e a gastronomia local, apresentadas por 80 expositores. Decorrem ainda concursos de mel, doçaria e petiscos, exposição de gado e máquinas agrícolas, E estão presentes o “Espaço Criança”, o “Espaço Jovem”, as tradicionais tasquinhas, o PIMEL Nónio Bus, atividades equestres e a Pimel Kid’s Cup.
As expetativas são grandes, sendo esperados milhares de visitantes de todo o país. “É um evento muito importante e este ano tem excelentes atrativos. Para o espetáculo da Paula Fernandes temos a indicação, por exemplo, que existem pessoas a organizarem-se do Norte, do Centro e da Grande Lisboa, porque não encontram bilhetes noutros recintos e aqui é de acesso gratuito. A nossa expetativa, é que seja uma PIMEL bastante forte e que vai bater todos os recordes de público”, acrescenta o autarca
Outro dos aliciantes desta edição é o espetáculo “Marchas Populares – Arte e Tradição” na Praça de Toiros João Branco Núncio. “As nossas marchas começaram em 1952, tendo decorrido diversas edições, mas o facto é que há 30 anos que não havia marchas em Alcácer . O ano passado foi feito um ensaio, com desfi le na avenida principal, e este ano os bairros juntaram-se para criar uma única marcha com elementos alusivos a cada um dos bairros”, sublinha Vítor Proença.
Além disso, realiza-se também a tradicional Corrida de Touros. Em praça vão estar os cavaleiros Marcos Bastinhas, Francisco Palha e António Telles Filho, para lidar um curro de touros da ganadaria Branco Núncio, ficando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Montemor e Alcochete.
A inauguração decorre na tarde desta sexta-feira no Pavilhão Gracieta Baião, prevendo-se a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.