PIMEL aposta na internacionalização com cartaz de referência

Feira das Atividades Económicas de Alcácer do Sal vai reunir 80 expositores, numa edição novamente marcada pela grande aposta no cartaz musical.

Alcácer do Sal é palco, entre esta sexta-feira e segunda-feira, da XXXII edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas, que decorre no Parque Urbano 25 de Abril, onde o grande atrativo é a programação musical. Este ano a aposta passa pela internacionalização, trazendo ao município Paula Fernandes, a cantora brasileira que conta com milhões de discos vendidos e venceu de dois Grammy Latino. Mas no palco apresentam-se ainda artistas nacionais de referência como Fernando Daniel e os Calema.

“Trata-se do maior evento do município de Alcácer do Sal. Tem uma procura cada vez mais forte e isto também representa o sucessivo investimento que a câmara tem vindo a fazer. O programa musical, por exemplo, é fortíssimo, para aquilo que estamos habituados aqui no Litoral Alentejano”, sublinha ao Semmais, Vítor Proença, presidente da autarquia.

Paralelamente, a PIMEL não deixa de promover as atividades de entidades, associações, empresas e artesãos locais, com destaque para os produtos endógenos como são o mel, o pinhão, a cortiça, o arroz, o sal, o azeite, o vinho e ainda a doçaria tradicional e a gastronomia local, apresentadas por 80 expositores. Decorrem ainda concursos de mel, doçaria e petiscos, exposição de gado e máquinas agrícolas, E estão presentes o “Espaço Criança”, o “Espaço Jovem”, as tradicionais tasquinhas, o PIMEL Nónio Bus, atividades equestres e a Pimel Kid’s Cup.

As expetativas são grandes, sendo esperados milhares de visitantes de todo o país. “É um evento muito importante e este ano tem excelentes atrativos. Para o espetáculo da Paula Fernandes temos a indicação, por exemplo, que existem pessoas a organizarem-se do Norte, do Centro e da Grande Lisboa, porque não encontram bilhetes noutros recintos e aqui é de acesso gratuito. A nossa expetativa, é que seja uma PIMEL bastante forte e que vai bater todos os recordes de público”, acrescenta o autarca

Outro dos aliciantes desta edição é o espetáculo “Marchas Populares – Arte e Tradição” na Praça de Toiros João Branco Núncio. “As nossas marchas começaram em 1952, tendo decorrido diversas edições, mas o facto é que há 30 anos que não havia marchas em Alcácer . O ano passado foi feito um ensaio, com desfi le na avenida principal, e este ano os bairros juntaram-se para criar uma única marcha com elementos alusivos a cada um dos bairros”, sublinha Vítor Proença.

Além disso, realiza-se também a tradicional Corrida de Touros. Em praça vão estar os cavaleiros Marcos Bastinhas, Francisco Palha e António Telles Filho, para lidar um curro de touros da ganadaria Branco Núncio, ficando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Montemor e Alcochete.

A inauguração decorre na tarde desta sexta-feira no Pavilhão Gracieta Baião, prevendo-se a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.